O Brasil tem a chance de conquistar mais uma medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio nesta quinta-feira (26). O esgrimista gaúcho Jovane Guissone passou pelo britânico Dimitry Coutry nas semifinais, por 15 a 13, e fará a decisão da modalidade para atletas de cadeira de rodas contra Alexander Kuzyukov, do Comitê Paralímpico Russo.
Medalhista de ouro na Londres em 2012 que treina no CETE, em Porto Alegre, o brasileiro quer repetir o feito e entrará em ação a partir das 7h30min (horário de Brasília). O atleta, que já tem no mínimo a medalha de prata garantida, venceu Ali Ammar, do Iraque, por 15 a 10, nas quartas de final. Nas fases classificatórias, o atleta havia vencido quatro das cinco lutas que disputou.
Em 2004, o atleta perdeu o movimento das pernas após levar um tiro em reação a um assalto, e começou a praticar a esgrima de cadeira de rodas em 2008. Na Paralimpíadas do Rio, em 2016, Jovane Guissone parou nas quartas de final. Na categoria feminina, Carminha Oliveira perdeu os quatro primeiros duelos e não avançou.