As atletas convocadas por Pia Sundhage para a Seleção Brasileira se apresentarão no dia 19 de outubro para a segunda etapa de treinamentos após a parada do futebol por conta da pandemia do coronavírus. Ao lado da nova coordenadora da Seleção, Duda Luizelli, a treinadora divulgou a lista com as 24 jogadoras que estarão presentes em Portimão, Portugal.
Diferente da última convocação para o período de treinos na Granja Comary, apenas atletas da Europa, Estados Unidos e China foram convocadas. Essa é uma das medidas estabelecidas entre as restrições internacionais de viagem por conta da Covid-19 que impossibilita a reunião com as atletas brasileiras.
Antes de anunciar a equipe convocada, Pia Sundhage falou sobre o período na Granja Comary e disse que as atividades seriam as mesmas em Portugal para poder comparar os trabalhos.
— Gostaria de falar um pouco sobre como foi estar na Granja Comary com as jogadoras que atuam no Brasil. Foram dias muito bons e muito produtivos, então a ideia agora é levar as jogadoras da Europa, Estados Unidos e China para comparar os desempenhos. Vivemos dias difíceis, então ter esse período é muito bom. Será interessante para ver como ficará essa comparação, pois teremos os mesmos testes e GPS nas atletas para analisar depois. Vamos ter vídeos também para fazer essa comparação. Será interessante e uma boa oportunidade para ver novas jogadoras.
Entre as atletas, a treinadora destacou Marta e Giovanna Queiroz, que vivem momentos completamente diferentes. A camisa 10 da Seleção Brasileira é uma atleta experiente, já a jogadora do Barcelona tem apenas 17 anos e é uma das apostas de Pia para o futuro da equipe.
— É fantástico que nessa lista temos Marta e a Giovanna Queiroz. Temos uma jogadora famosa e com experiência, e do outro lado provavelmente o futuro do time. É fantástico que Giovanna seja tão nova e já tenha atuado por três seleções. Estou animada, pois ela é uma grande jogadora que atua por um time como o Barcelona e pode aprender na Seleção. Será uma ótima chance para ela conviver com alguém como a Marta, por exemplo. Do grupo do Jonas Urias, da Sub-20, também temos três jogadoras. É uma oportunidade de olhar para o futuro. Temos oito jogadoras que não vi ainda no time. Será uma ótima chance de ver esse grupo e a chance delas de representar o Brasil.
Ao ser perguntada sobre o Campeonato Brasileiro, Pia Sundhage afirmou comparar as partidas nacionais com os jogos que acompanhou na Europa e na China. A treinadora acredita que a competição do Brasil está cada vez melhor e que as diferentes características nas ligas contribuem para que a Seleção apresente um trabalho excelente.
Entre os dias 19 e 27 de outubro, período válido pela Data Fifa, o grupo estará em Portugal apara a terceira convocação da treinadora em 2020. A programação visa a disputa dos Jogos Olimpicos de Tóquio em 2021. Em março a equipe enfrentou o Canadá, a França e a Holanda, pelo Torneio Internacional da França, e em setembro 24 atletas brasileiras se apresentaram na Granja Comary para um período de treinamentos.
Confira a lista de convocadas:
Goleiras:
Aline Reis - UD Granadilla Tenerife (Espanha)
Daniele Neuhaus - Benfica (Portugal)
Natascha - Paris FC (França)
Defensoras:
Antonia - Madrid CFF (Espanha)
Kathellen - Internacional de Milão (Itália)
Jucinara - Levante UD (Espanha)
Rafaelle - Changchun Dazhong (China)
Rayanne - Sporting Club Braga (Portugal)
Meio-campistas:
Ana Vitória - Benfica (Portugal)
Andressa Alves - Roma (Itália)
Debinha - North Carolina Courage (EUA)
Formiga - Paris St Germain (França)
Giovanna - Barcelona (Espanha)
Laís Araújo - Apollon Limassol (Chipre)
Luana - Paris St Germain (França)
Maria - Juventus (Itália)
Millene - Wuhan Xinjiyuan (China)
Atacantes:
Bia Zaneratto - Wuhan Xinjiyuan (China)
Ludmila - Atlético de Madrid (Espanha)
Marta - Orlando Pride (Estados Unidos)
Mylena - FC de Familicão (Portugal)
Nycole Raysla - Benfica (Portugal)
Raquel - Sporting Lisboa (Portugal)
Valéria - Madrid CFF (Espanha)