A preocupação do esporte com a epidemia do novo coronavírus, o Covid-19, chegou ao basquete. Nesta quarta-feira (4), a Federação Internacional de Basquete (Fiba) anunciou o adiamento do torneio Pré-Olímpico de basquete 3x3, que aconteceria entre os dias 18 a 23 de março, em Bengaluru, na Índia. A seleção brasileira participa da competição no masculino e, com a decisão da entidade, a apresentação para os treinos, marcada para o dia 9 de março, também foi adiada até novas informações da entidade. No Brasil, são dois casos confirmados e 488 suspeitos.
A Fiba não definiu ainda uma nova data para o torneio, apenas informou que mantém conversas próximas com o Comitê Olímpico Internacional (COI) em busca de uma solução. A única certeza é que a disputa precisa acontecer antes do FIBA 3x3 Universality Olympic Qualifier Tournament, marcado para os dias 24 a 26 de abril deste ano, em Budapeste, na Hungria.
Mapa do coronavírus
O Brasil está no Grupo A do Pré-Olímpico, que tem 20 equipes e terá como adversários Mongólia, Polônia, Turquia e República Tcheca na primeira fase. As outras chaves têm: Estados Unidos, Lituânia, Bélgica, Coreia do Sul e Nova Zelândia no Grupo B; Eslovênia, França, Catar, Filipinas e República Dominicana no Grupo C; Holanda, Letônia, Canadá, Croácia e Índia no Grupo D.
As equipes jogam entre si na primeira fase, com duas seleções se classificando para a fase seguinte, que já é em mata-mata. Apenas as três primeiras garantem um lugar em Tóquio 2020. Essa é a última oportunidade para o Brasil disputar os Jogos Olímpicos na estreia da modalidade.