O ginasta Yuri van Gelder, da Holanda e que estava classificado para a final das argolas, foi expulso de sua delegação nesta terça-feira. A associação do país tomou a decisão após a confissão do atleta de que saiu para beber no sábado, retornando apenas no domingo pela manhã.
Leia mais:
OlimPiangers: tempero gaúcho
Olimpíada 2016: o que você precisa assistir nesta terça-feira
Como foi o desempenho dos gaúchos nos primeiros dias da Olimpíada
O chefe da delegação, Maurits Hendriks, lamentou o ocorrido:
- É horrível para Yuri, mas seu comportamento foi inaceitável.
Este é o segundo episódio de indisciplina do atleta holandês envolvendo a disputa de um grande evento. Em 2009, ele assumiu o uso de cocaína e ficou de fora do Campeonato Mundial.
O ginasta não quis comentar o ocorrido e já está retornando para a Holanda. Aos 33 anos, van Gelder, que já foi campeão do mundo, se classificou com a oitava melhor nota para a final que ocorre no dia 15.
O sexto melhor na classificatória, o francês Samir Ait Said também não disputará a final após fraturar a perna na competição do salto.
O brasileiro, e atual campeão olímpico, Arthur Zanetti foi o 5º e vai precisar superar os chineses Liu Yang e You Hao, além do grego Eleftherios Petrounias, que foram bem na classificatória. A final das argolas está marcada para as 14h da próxima segunda-feira.
*RÁDIO GAÚCHA