O Comitê Olímpico Internacional (COI) confirmou, nesta quarta, que os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020, terão cinco novos esportes: surfe, skate, beisebol/softball, escalada e caratê. A decisão foi tomada durante a reunião do 129º Congresso do comitê, no Rio.
A inclusão dos esportes foi uma solicitação do comitê organizador dos Jogos de Tóquio – principalmente por conta do beisebol/softball, uma das modalidades mais populares do país. O pedido havia sido feito em 2015 pela organização.
Leia mais:
Equipe de futebol feminino da Alemanha estreia na Olimpíada com goleada por 6 a 1 sobre Zimbábue
Em Itaquera, Parreira assiste a jogos do futebol feminino na Olimpíada e ouve provocação pelo 7 a 1
Venda de ingressos para a Olimpíada Rio 2016 atinge meta de arrecadação de R$ 1,045 bilhão
– Nós queremos levar os esportes aos jovens. Com tantas opções disponíveis hoje em dia, não podemos esperar que eles venham até nós automaticamente. Nós temos de ir até eles. Combinados, os cinco esportes são uma combinação inovadora de esportes estabelecidos e emergentes, focados no público mais novo, que são populares no Japão e deixarão um legado às Olimpíadas – disse o alemão Thomas Bach, presidente do COI.
Com os cinco novos esportes, os Jogos de 2020 terão 18 novos eventos e mais 474 atletas classificados, com números iguais para homens e mulheres – exceto no beisebol, masculino, com times de 24 jogadores, e no softboll, feminino, que terá equipes com 15 integrantes. Tanto o skate quanto a escalada devem ser disputados em instalações temporárias no centro de Tóquio.
*ZHESPORTES