Andy Murray se habilitou a escrever a história e ser o primeiro tenista a ganhar o segundo ouro seguido. Na verdade, ele já escreveu um capítulo: nunca na disputa masculina alguém chegou a duas finais olímpicas consecutivas. Neste sábado, o britânico venceu sem maiores dificuldades o japonês Kei Nishikori por 2 a 0 (6/1 e 6/4) em uma hora e 18 minutos. Agora, resta esperar o adversário. O espanhol Rafael Nadal e o argentino Juan Martín del Potro se enfrentarão na sequência.
Pode-se dizer que maior adversário do britânico foi mesmo o calor, apesar de o rival ser número 7 do ranking da ATP. Mesmo que soprasse uma brisa no Centro Olímpico de Tênis, e essa cruzasse a quadra principal e seus 10 mil lugares, no sol o calor estava típico do Rio de Janeiro.
Leia mais:
Julião Neto é derrotado por americano e acaba eliminado no boxe
Brasil perde para Austrália no polo aquático feminino e avança para as quartas com três derrotas
Bolt vence eliminatória, mostra que está recuperado e segue na luta pelo tri nos 100m
Talvez por isso o jogo tenha começado em ritmo mais cadenciado, com os dois tenistas insistindo nas trocas de bola e em jogo de fundo de quadra. Murray parecia mais desgastado. Tanto que foi advertido pelo árbitro ao demorar para retomar o jogo. Esperto, vinha até o fundo do quadra para se enxugar e aproveitar a sombra da única marquise da arena.
Mesmo assim, o britânico, com um estilo menos conservador do que o do japonês, foi mais eficiente. Quebrou o saque de Nishikori e abriu 3 a 1. No sexto game, abriu 5 a 1 e em seguida fechou em 341 minutos. No segundo set, o britânico quebrou o saque no quarto game e conduziu sem sobressaltos sua vitória, que teve o apoio dos brasileiros. A torcida cantou seu nome e abafou a discreta manifestação dos japoneses, que abriram suas bandeiras e as chacoalharam sem fazer muito barulho.
No final, quando Murray estava a um game de fechar o jogo, a torcida até ensaiou gritos de “Nishikori, Nishikori”. Um gaiato gritou “Vai, Pokémon”. O japonês salvou dois match-points e travou um rali sensacional, que acabou com paralela espetacular de Murray, que levantou e pediu o grito da torcida. No saque seguinte, Mas no saque seguinte o britânico fechou o set em em 6/4, carimbou a sétima vitória em oito jogos contra o japonês e se credenciou a levar outro ouro para casa.
*ZHESPORTES
Histórico
Murray vence Nishikori, vai à final no Rio e briga pelo bi olímpico inédito
Nunca na disputa masculina um tenista avançou a duas finais olímpicas consecutivas
GZH faz parte do The Trust Project