O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou, nesta quarta-feira, que mais seis casos positivos de doping foram detectados após a reanálise de testes dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008. Os resultados dos atletas flagrados foram cancelados, incluindo o de três medalhistas. Ainda não há confirmação de que os competidores em colocações inferiores herdarão as medalhas.
Três dos quatro medalhistas flagrados são da Rússia, sendo que duas do levantamento de peso. Nadezda Evstyukhina, que já havia herdado a prata após a vencedora, Cao Lei, também ter sido pega no doping, foi flagrada por uso de EPO. Já Marina Shainova perdeu sua medalha de prata por conta do uso da substância Turinabol. No atletismo, Tatyana Firofova, prata no revezamento 4x400m, também foi desclassificada por uso de Turinabol. O outro medalhista punido foi Tigran Martirosyan, da Armênia, bronze na categoria até 69kg do levantamento de peso.
Leia mais
Ronaldinho canta música para homenagear atletas paraolímpicos
Vídeo revela reação de Hope Solo ao receber suspensão da seleção
Judoca leiloa credencial do Rio 2016 para ajudar crianças doentes
Além dos quatro atletas que foram ao pódio, as reanálises também detectaram substâncias proibidas em mais dois competidores, também do levantamento de peso: Alexandre Dudoglo, da Moldávia, e Intigam Zairov, do Azerbaijão.
Devido à alta incidência de casos positivos no levantamento de peso, a Federação Internacional da modalidade anunciou que Rússia, Belarus e Cazaquistão estão suspensos das competições internacionais por um ano.