Rogério Micale chegou para a entrevista coletiva com a expressão de sempre: um rosto sereno, com um sorriso de Monalisa. Nem parecia que seu time havia acabado de golear Honduras por 6 a 0 e que havia chegado com certa tranquilidade à disputa da medalha de ouro.
A seguir, os principais tópicos da entrevista do técnico da seleção de futebol masculino, que pode fazer história caso conquiste o ouro:
Leia mais:
Após goleada, treinador de Honduras aposta: "Brasil é favorito ao ouro"
Contra Honduras, Neymar faz gol mais rápido da história dos Jogos Olímpicos
Goleada rumo à final
Chegamos jogando um futebol bom, com a nossa essência, bonito e bem jogado. Mas a equipe também incorporou o brigar, o tentar o tempo todo. Uma luta intensa do Ney, uma dedicação incrível, foi premiado com o gol no começo, assim como todos os jogadores de frente. Chegamos fortes à final. Mas, agora, teremos que fazer uma nova história na final. Chegamos forte pelo que fizemos no início e agora na classificação.
14 segundos e... gol
O gol nos ajudou muito em um jogo que a gente sabia que seria truncado. Eles apostavam muito no contra-ataque. Facilitou porque o calor estava muito forte. Tivemos tranquilidade para conduzir o jogo, o gol cedo foi espetacular.
Pressão pelo ouro
Vamos tratar da pressão como já vínhamos tratando. O que nos interessa culturalmente é o ouro, mas o pensamento é um: luta, entrega e busca o ouro de todas as formas. Essa é a promessa. Seguiremos nos doando e fazendo tudo o que pudermos. Estamos jogando muito junto, como grupo, e isso nos leva a ter a esperança que podemos chegar a esse sonho. Vamos dar o máximo para conquistar o ouro.
Neymar e cia.
Neymar é um monstro, ele tem uma habilidade que desenvolveu. Queremos estuda-lo para saber como surgiu, em que ambiente, para tentar garimpar mais jogadores como ele. Vamos continuar tentando entender esse fenômeno. Ele é um cara muito cobrado, mas está feliz aqui. Uma semana atrás, estava vivendo um momento muito difícil, com muitas cobranças. Quero sempre ter Neymar no meu grupo, é acima da média. Mas quero citar também Rafinha, Walace, Renato Augusto... Uma geração talentosa, não estamos assim tão mortos.
Poupar Neymar?
Senti vontade de poupar Neymar, mas ele se recupera em 24 horas. E, nesse momento, ele precisa mais de ritmo do que de descanso. E ele já começou a entrar no ritmo dele.
Time muda para a final?
Vou saborear essa vitória. Não temos muito tempo. O time de Honduras era muito forte, apesar do resultado. Eles tinham um setor defensivo muito forte e vinham surpreendendo. Tem oito convocados para a seleção principal. Não mudo muito com relação ao adversário, pois a nossa equipe incorporou um conceito de futebol. Mas a ideia de jogo não muda.
Alemanha ou Nigéria
Duas equipes extremante difíceis, duas grandes seleções. Espero que o jogo deles vá para prorrogação e pênaltis, e que se cansem o máximo possível. São duas grandes escolas. Recentemente, tivemos um tropeço em amistoso com a Nigéria, uma equipe rápida e que joga fechada, buscando os contra-ataques. A Alemanha é um conjunto, tem um jogo automatizado e vem junto há anos, subindo de seleções de base.
Concepção de jogo
Pregamos aos jogadores atacar com 11, iniciando um jogo ofensivo com o goleiro, o que não é tão comum, mas é o que o futebol pede. E não podemos marcar só com a defesa, mas, sim, com os 11. A nossa equipe está fazendo muito bem isso. O gol de Neymar foi com pressão na saída de bola. O segredo é a doação, com 11 marcando em todos os momentos.
Neymar x Marta (as críticas sofridas por Neymar, que está na final, enquanto Marta jogará pelo bronze)
Torcemos muito pela equipe feminina. Fiquei emocionado com a perda do pênalti, pois sei da luta delas, do Vadão. Queria muito que fosse à final. Com relação á imprensa, ela está aprendendo também. Está aprendendo que as coisas não podemos mudar do dia para a noite. Começa conosco, que fazemos o futebol, e passa pela imprensa. Até é bom algumas situações para que possamos refletir. Cobramos muito mudança de postura de alguns setores, mas temos de saber se também, estamos fazendo o nosso papel. As coisas mudam rápido, podemos perder a final e tudo isso vai se transformar em chumbo grosso. Quando me perguntaram se o ouro mudaria tudo, é isso: não. Enquanto não houver mudança de postura em todo os setores. Temos dois grandes craques e que trabalham juntos pela mesma seleção.
*ZHESPORTES