Líder do ranking mundial, Aryna Sabalenka quer chegar à defesa do título do Aberto da Austrália daqui uns dias em grande estilo e vem fazendo um belo início de temporada. A bielorrussa teve seu primeiro desafio de peso na temporada nesta quinta-feira (2) e passou com maestria, superando a cazaque Yulia Putintseva, 15ª cabeça de chave, em sets diretos no WTA 500 de Brisbane (7/6 (7/2) e 6/4), para se garantir nas quartas de final.
A número 1 do mundo necessitou de uma hora e 51 minutos para ganhar pela segunda vez no torneio. E passou um susto no primeiro set quando foi quebrada e viu a oponente abrir 5 a 3. Putintseva sacou para fechar em 6 a 4, mas sequer teve um match point.
Após aproveitar o terceiro break point e igualar a partida em 5 a 5, Sabalenka resgatou o domínio da partida e levou a decisão ao tie-break, no qual fez cinco pontos seguidos e fechou em 7 a 2.
O segundo set foi menos complicado após sair logo quebrando o saque da rival. O break de vantagem acabou sendo decisivo para 6/4 e vitória diante de uma rival que aprontou bastante para as favoritas em 2024. Ela fechou o jogo em linda diagonal de esquerda.
Boas amigas, Sabalenka brincou sobre o que ouviu de Putintseva após o jogo.
— Recebi um convite dela para sua festa de aniversário na próxima sexta-feira, mas depois da partida, ela disse: "Você não vai ao meu aniversário!" Eu disse: "Vou me certificar de trazer um bom presente para você, então você ficará bem comigo" — se divertiu.
Pelo caminho por vaga entre as quatro melhores, Sabalenka vai enfrentar a tcheca Marie Bouzkova nesta sexta-feira. A rival desbancou a experiente Victoria Azarenka, dona de dois títulos em Brisbane (2009 e 2016), com duplo 6/4.
Outros duelos das quartas de final também foram decididos. A tunisiana Ons Jabeur fez 6/4, 1/6 e 6/4 sobre Elina Avanesyan, da Armênia, e pega a jovem sensação russa Mirra Andreeva, que anotou 6/3 e 6/0 sobre a tcheca Linda Noskova.
A americana Ashlyn Krueger superou a holandesa Suzan Lamens por 7/5 e 6/0 e vai enfrentar a russa Polina Kudermetova, que surpreendeu a compatriota e cabeça de chave número 3 Daria Kasatkina, parciais de 1/6, 6/2 e 7/5.