Prestes a iniciar a temporada de 2025 no Australian Open, único Grand Slam ainda inédito em seu currículo com apenas 21 anos de idade, o espanhol Carlos Alcaraz destacou neste sábado (11) que a sua prioridade é lutar para conquistar os títulos de maior relevância, dos quais já conta com quatro.
— Para mim o objetivo é tentar vencer Grand Slams, Masters 1000. São os torneios mais importantes do mundo— disse ele na coletiva de imprensa antes da estreia em Melbourne.
Alcaraz ainda ressaltou a busca pela posição de número 1 do mundo, hoje ocupada pelo italiano Jannik Sinner.
— Está claro, o ranking também faz parte e vou tentar chegar o mais próximo possível do Jannik Sinner e superá-lo. Mas o mais importante para mim são os Grand Slams, tentar vencer o máximo que puder — disse o vencedor de Roland Garros e Wimbledon em 2024.
Se Alcaraz conseguir vencer a final em Melbourne, no dia 26 de janeiro, ele se tornará o mais jovem da história a completar a coleção de quatro 'majors'.
O recorde pertence ao americano Don Budge, que completou a conquista dos quatro grandes torneios em 1938 ao vencer Roland Garros aos 22 anos e 363 dias.
Alcaraz também falou à imprensa sobre a sua rivalidade com Sinner, com quem tem um retrospecto de seis vitórias e quatro derrotas.
— Quando o vejo ganhar títulos, estar no topo do ranking, me faz treinar cada dia mais forte. Quando jogo contra ele tenho uma mentalidade diferente. Sei que tenho que jogar o meu melhor tênis se quiser vencer. Do contrário, tenho 99% de chance de perder. Tenho isso em mente sempre que temos que jogar — concluiu.
Alcaraz vai estrear em Melbourne contra o cazaque Alexander Shevchenko, que recentemente derrotou o número 11 do mundo, Stefanos Tsitsipas, na United Cup.
* AFP