O tenista brasileiro João Fonseca começou com vitória no challenger de Lyon, na França. Nesta terça (12), ele derrotou o local Maxime Janvier, de 28 anos e vindo do qualificatório, por 2 sets a 1, parciais 6/4, 3/6 e 6/3, em jogo com 1 hora e 45 minutos de duração.
Número 149 do mundo e sétimo cabeça e chave do torneio, o carioca de 18 anos busca pontos para garantir vaga na disputa do Next Gen ATP Finals, que acontece entre 18 e 22 de dezembro na Arábia Saudita. O torneio reunirá os oito melhores jogadores da temporada até 20 anos. Sete irão se classificar pelo ranking e mais um será definido através de um qualifying.
João Fonseca está em sétimo no momento e garantindo vaga direta. O brasileiro tem 39 pontos de vantagem sobre o espanhol Martin Landaluce, que também disputa o torneio francês que passou pelo italiano Gianluca Mager, na estreia, com parciais de 6/3, 4/6 e 6/3.
Um confronto entre Fonseca e Landaluce não está descartado em Lyon. Do mesmo lado da chave, eles poderão se enfrentar nas quartas de final. Para que isso ocorra será necessário que vençam seus jogos na próxima rodada.
O próximo rival de João Fonseca será o francês o convidado Kyrian Jacquet. Já Martin Landaluce irá enfrentar outro francês, o cabeça de chave 4 Harold Mayot.