Com a ampliação para 18 modalidades olímpicas, os Jogos da Juventude serão disputados de 13 a 28 de novembro em João Pessoa, na Paraíba. A principal competição multiesportiva entre jovens do país, organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), terá a participação de 4.208 atletas, a maioria deles, assim como foi na delegação do Time Brasil nos Jogos Olímpicos Paris 2024, de mulheres.
São 2.113 meninas e 2.095 meninos na edição deste ano, das 27 unidades da federação participantes (26 estados, mais o Distrito Federal).
A maior parte das delegações terá número semelhante de atletas, perto de ocupar a totalidade das vagas disponíveis. A do Rio terá 176 atletas, mas São Paulo (174), Santa Catarina (172), Paraná (172), Pernambuco (171), Minas Gerais (168), Distrito Federal (168) vêm logo depois. Só o Acre (110) e Roraima (133) têm menos de 140 atletas.
Com uma média de quase 30 técnicos por delegação e seis dirigentes, os Jogos da Juventude deverão ultrapassar a marca de 5 mil membros de delegação, além de 558 árbitros, que também vêm dos estados e do Distrito Federal.
— Os números dos Jogos da Juventude são grandiosos. Teremos a participação de delegações de todos os estados do país, comprovando a relevância da competição. Estamos muito confiantes de que entregaremos um evento de altíssimo nível, contribuindo cada vez mais com a formação integral desses jovens e com a revelação de atletas ao esporte de alto rendimento — diz Kenji Saito, diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB.
Como acontece desde 2019, o COB terá em João Pessoa o seu Centro de Avaliação e Monitoramento (CAM), que nesta edição contará com uma equipe de mais de 10 profissionais do Laboratório Olímpico do COB. Esses especialistas avaliarão todos os atletas, buscando compreender suas características atuais e identificar os atributos de destaque que possam estar associados ao desempenho esportivo.
A faixa etária dos atletas que disputarão os Jogos da Juventude 2024 é de 15 a 17 anos, exceto em quatro modalidades: esgrima (14 a 17), ginástica artística feminina (13 a 15), ginástica rítmica (13 a 15), judô (14 a 16) e tênis de mesa (14 a 15).
Dois locais vão concentrar mais eventos, assim como acontece em eventos como os Jogos Olímpicos e Jogos Pan-Americanos.
A Vila Olímpica terá badminton, natação, basquete, atletismo e vôlei. Já no Centro de Convenções de João Pessoa vão acontecer provas de judô, taekwondo, tiro com arco, ciclismo, Wrestling, ginástica artística, esgrima e handebol. Na Orla de Cabo Branco serão disputados o triatlo, o vôlei de praia e as águas abertas.