Não será desta vez que o vôlei do Rio Grande do Sul poderá lutar pelo seu retorno à elite. Após vencer a etapa sul da Superliga C masculina, a Sogipa foi obrigada a abrir mão da vaga por questões financeiras.
O clube gaúcho não conseguiu o valor necessário de R$ 1 milhão para que pudesse garantir sua participação na Superliga B, que começará no final deste ano e que irá garantir duas equipes na divisão principal na temporada 2025-2026.
Em nota divulgada nesta sexta, a Sogipa informou que encaminhou ofício à Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) comunicando a decisão.
"A Sogipa manterá o apoio a suas equipes e atletas, mas, por medida de responsabilidade financeira, não disputará a competição" disse o clube, que tinha como padrinho do projeto que visava o retorno às competições nacionais, o ex-jogador e técnico da seleção brasileira Renan Dal Zotto, que foi revelado nas categorias de base do time de Porto Alegre.
"O clube buscou possíveis patrocinadores para viabilizar a participação na competição. Foram encontrados três parceiros de enorme potencial, mas devido à escassez de tempo, não foi possível estabelecer as parcerias necessárias dentro do prazo estabelecido pela CBV", informou a diretoria da Sogipa. O prazo para a confirmação de vaga se encerra no próximo dia 30 de outubro.
— O nosso Estado é somente exportador. Temos base forte e a partir do infanto e do juvenil, eles vão para outros estados ou até param de jogar. A nossa ideia a partir dessa retomada é dar uma opção para eles ficarem aqui — disse Edu Guedes, técnico da Sogipa, ao programa Gaúcha Olímpica, da Rádio Gaúcha, logo após vencer a Superliga C.
Confira a íntegra do comunicado da Sogipa:
"A Sogipa informa que, em ofício encaminhado à Confederação Brasileira de Vôlei nesta quinta-feira (23/10), abriu mão da vaga na Superliga B de Vôlei Masculina. O clube manterá o apoio a suas equipes e atletas, mas, por medida de responsabilidade financeira, não disputará a competição para a qual se classificou após vencer a etapa regional do torneio, disputada no início deste mês em Chapecó (SC).
Antes de tomar essa decisão, o clube, com o apoio de seu ex-atleta Renan Dal Zotto, um atleta formado e premiado pela Sogipa, e de áreas do próprio clube buscou possíveis patrocinadores para viabilizar a participação na competição. Foram encontrados três parceiros de enorme potencial, mas devido à escassez de tempo, não foi possível estabelecer as parcerias necessárias dentro do prazo estabelecido pela CBV.
A Sogipa reafirma seu compromisso, cultivado desde a sua fundação, há mais de 157 anos, de apoiar o esporte e os atletas, mas fará isso de forma responsável, respeitando seus estatutos e seus associados".