Principal cabeça de chave do ATP 500 da Basileia, o russo Andrey Rublev se despediu nesta sexta-feira (25) do torneio. Ele foi batido em três sets pelo norte-americano Ben Shelton, que fez 7/5, 6/7 (3) e 6/4, em jogo que durou duas horas e 15 minutos.
Na semifinal, Shelton vai encarar o francês Arthur Fils, que eliminou o grego Stefanos Tsitsipas, que mais uma vez falhou na tentativa de voltar a uma semifinal de torneio, o que não acontece há mais de quatro meses.
Desde Gstaad, na Suíça, em julho, que o atual número 11 do mundo não alcança a semifinal de uma competição.
Vice-campeão na edição de 2022, o dinamarquês Holger Rune confirmou o favoritismo ao anotar 6/2 e 6/4 no veterano belga David Goffin.
Em busca de mais uma final na Suíça, ele vai enfrentar o francês Giovanni Mpetshi Perricard, que depois de eliminar o canadense Félix Aiger-Aliassime, bicampeão em 2022 e 2023, derrotou mais um tenista do Canadá, Densi Shapovalov, parciais de 6/7 (7), 6/3 e 7/6 (3), após duas horas e seis minutos de confronto.
Nas duplas, o britânico Jamie Murray e o australiano John Peers se classificaram para as semifinais, após vencerem o indiano Yuki Bhambri e o francês Albano Olivetti por 4/6, 7/5 e 10-6. Em busca de vaga na final, eles enfrentarão o mexicano Santiago González e o francês Édouard Roger-Vasselin, que são os cabeças de chave número 2.
A outra vaga na final será definida entre os suíços Marc-Andrea Husler e Dominic Stricker e os principais favoritos, o holandês Wesley Koolhof e o croata Nikola Mektic.