Na noite de 17 de outubro de 2023, o Uruguai vencia a Seleção Brasileira já no primeiro tempo do confronto no Centenário, em Montevidéu, pela quarta rodada das Eliminatórias. Próximo das 22h (horário de Brasília), já nos acréscimos da etapa inicial, De La Cruz trombou com Neymar, que caiu no chão e, no mesmo instante, pediu ajuda médica.
Há exatamente um ano, o camisa 10 do Brasil sofria uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. O choro já indicava: a lesão era grave. A 29ª de sua carreira.
Quando Neymar voltará a jogar?
Passada uma temporada, Neymar está em fase final de recuperação e pode voltar a jogar em breve.
No final de setembro, o brasileiro voltou aos treinos do Al-Hilal. Na ocasião, o jogador publicou fotos nas redes sociais de sua participação nos trabalhos do clube.
Contudo, a previsão do retorno de Neymar aos gramados é somente para 2025, mesmo estando em processo final de recuperação. Não há uma data exata para sua escalação. Ele vem sendo monitorado constantemente pelos médicos e comissão técnica do time saudita, e claro, da Seleção Brasileira.
Veja a cronologia das polêmicas de Neymar neste ano
Neste meio tempo, a vida do jogador continuou movimentada. Em meio ao processo de recuperação, o nome mais importante desta geração brasileira acumulou polêmicas. Zero Hora separou três delas, as quais marcaram a mídia e as redes sociais.
Cruzeiro de Neymar
Neymar anunciou que realizaria o "Ney em Alto Mar", evento que reuniu famosos e fãs — que pagassem um valor alto para participar — antes da lesão. Dois meses depois de sua última aparição nos gramados, o jogador chamava atenção da mídia a bordo do veículo marítimo.
Diversos jornais pelo mundo criticaram o atleta por estar no cruzeiro se divertindo, enquanto se recuperava do problema no joelho.
Em meio a isso, o brasileiro recebia um presente avaliado em R$ 2 milhões do influenciador Buzeira.
Além disso, Neymar foi alvo de usuários nas redes sociais por uma suposta "secada" em Virgínia, sócia dele e também influenciadora. Ela é casada com o cantor Zé Felipe, e os dois são amigos do jogador.
Neymar e Bruno Biancardi: término, reconciliação e supostas traições
Neymar começou a se relacionar com Bruna Biancardi em 2021 e, entre idas e vindas, os dois estão juntos até hoje.
A questão mais forte ocorreu em julho de 2023 — antes do problema no joelho de Ney — quando a influenciadora Fernanda Campos divulgou as conversas de um suposto encontro com o jogador brasileiro na véspera do Dia dos Namorados. Após a repercussão do caso, o jogador fez um pedido de desculpas público para a namorada e publicou uma foto ao lado dela.
Mesmo assim, antes da lesão, o casal chegou a terminar publicamente, mas se reconciliaram, principalmente após o nascimento de Mavie, segunda filha do atleta.
Um pouco mais de um mês depois de quando se machucou, Neymar novamente passou por um rompimento com Bruna. O cruzeiro aconteceu logo depois.
Só que a história não para por aí: durante o ano de 2024, os dois voltaram a se aproximar além da relação cordial por conta da filha recém-nascida.
Em junho, o jogador e a influenciadora confirmaram a reconciliação, e estão juntos.
Húngara aciona justiça alegando que Neymar é pai de sua filha
Em janeiro de 2024, Gabriella Gaspar, mulher húngara, entrou na Justiça exigindo que Neymar fizesse um teste de DNA, alegando que ele seria o pai de sua filha, de 10 anos. Ela pediu uma pensão de R$ 160 mil.
A última atualização sobre o caso foi em agosto, e Gabriella disse que o material para a investigação de paternidade ainda não havia sido recolhido.
*Produção: Nikolas Mondadori