Seis anos depois de deixar o Grêmio de forma definitiva, Yuri Mamute desbrava um novo mercado do futebol mundial. Agora com 29 anos, o atacante atua pelo Da Nang, do Vietnã, desde o começo desta temporada, em junho de 2024.
Desde então, joga a V.League 1, primeira divisão do país asiático. Em quatro partidas, foi titular em todas, mas ainda não conseguiu marcar com a camisa do time vietnamita. O Da Nang ocupa a lanterna do campeonato.
A trajetória
A vida de Mamute virou a típica de um andarilho do futebol desde que deixou o Tricolor em 2018. De lá para cá, já vestiu a camisa de nove equipes.
Primeiro, uma rápida passagem pelo Água Santa, de São Paulo. Dali, disputou 16 partidas e marcou dois gols com a camisa do Figueirense.
Sua melhor fase foi defendendo o Sagamihara, do Japão, por onde passou entre 2020 e 2021. Em território nipônico, fez 57 jogos, marcou 10 gols e deu uma assistência.
Em maio de 2022, voltou ao Brasil para defender o Azuriz, do Paraná (nove jogos e dois gols) e o Brasiliense (23 jogos e 11 gols). Posteriormente, teve sua primeira experiência no Vietnã, quando jogou com a camisa do Hai Phong.
Ainda nesta temporada, retornou ao país para jogar o Campeonato Catarinense pelo Joinville e a Série D pelo Crac, de Goiás.
Quer receber as notícias mais importantes do Tricolor? Clique aqui e se inscreva na newsletter do Grêmio.