O Brasil esteve perto do pódio, no segundo dia de disputa do Grand Slam de Judô de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Neste sábado (12), Gabriella Mantena e Ellen Froner tiveram a chance de repetir o resultado de Shirlen Nascimento, mas acabaram superadas e terminaram na quinta colocação em suas categorias.
A primeira oportunidade de pódio foi de Gabriella Mantena (Minas Tênis Clube). A atleta da categoria meio-médio (até 63kg) começou vencendo a russa Zarina Zuraeva, com um ippon em 63 segundos. Logo depois, ela caiu para a francesa Manon Deketer, que somou dois waza-ari e defindiu a luta em 2min54seg. Com a derrota, brasileira foi para a repesacagem e derrotou a romena Amanda Zuaznabar-Torres, nas punições no golden score.
Na luta que valeu o bronze, Mantena foi superada pela italiana Carlotta Avanzato, no golden score, após receber seu terceiro shidô.
Manon Deketer levou a medalha de ouro ao derrotar a croata Iva Oberan. A holandesa Joanne van Lieshout ficou com a segunda medalha de bronze.
Uma das apostas brasileiras é Ellen Froner (Pinheiros-SP). A judoca da categoria médio (até 70kg) venceu sua primeira luta, com um ippon em 35 segundos, contra a alemã Sabina Bock e passou às semifinais, já que a chave tinha apenas oito atletas.
Na briga por um lugar na decisão, Ellen foi superada pela holandesa Hilde Jager, que conseguiu um waza-ari e foi para a disputa do bronze contra a croata Andela Violic, que superou a brasileira também por waza-ari.
A medalha de ouro ficou com a holandesa Margit de Voogd, que venceu a compatriota Hilde Jager. O pódio ainda teve a croata Lara Cvjetko.
O Brasil ainda teve Júlio Koda na categoria leve (até 73kg). O judoca do Minas Tênis Clube foi derrotado na estreia por Rashid Mammadaliyev, do Azerbaijão. O russo Makhmadbek Makhmadbekov, que desde agosto defende os Emirados Árabes Unidos, ficou com o título.
A competição termina no domingo e mais três brasileiros irão competir. Giovani Ferreira (Pinheiros) na categoria médio (até 90kg) e Juscelino Júnior e Tiago Palmini, ambos do Minas Tênis Clube, na categoria pesado (+100kg). As eliminatórias começam às 4h30 e as finais às 10h (de Brasília). O Sportv 2 o NSports transmitirão o bloco final.