O brasileiro Mateus Alves, atual número 211 do ranking mundial de duplas, conquistou neste sábado (28) o título do ATP Challenger de Antofagasta, no Chile. Ao lado do chileno Matias Soto, o paulista derrotou na final a parceria dos irmãos argentinos Leonardo e Valerio Aboian por 2 sets a 0, parciais de 6/1 e 6/4, em 60 minutos de partida.
Este foi o maior título da carreira do tenista de 23 anos, que agora soma quatro conquistas na série Challenger. O torneio chileno é de nível 100, enquanto os de Brasília-2021, Temuco (Chile) e Lima (Peru) em 2023 distribuíam pontuação menor.
Com a vitória deste sábado, Mateus Alves irá subir 43 posições no ranking e será o número 168, na classificação a ser atualizada na próxima semana.
Fernando Romboli vai decidir título de duplas em Portugal
Outro brasileiro que pode se sagrar campeão de duplas neste final de semana é o carioca Fernando Romboli, 105º do mundo, que ao lado do norte-americano George Goldhoff está classificado para a decisão do ATP Challenger de Lisboa, em Portugal.
Neste sábado, eles sequer precisaram entrar em quadra para a disputa da semifinal, já que os espanhóis Iñigo Cervantes e Daniel Rincón se retiram do torneio por lesão no ombro esquerdo de Rincón.
Para garantir o 20º troféu de sua carreira na série Challenger, Romboli e Goldhoff precisarão derrotar o monegasco Romain Arneodo e o francês Theo Arribage, principais cabeças de chave. A partida está marcada para às 7h30 (de Brasília) do domingo.