O zagueiro português Pepe, de 41 anos, anunciou nesta quinta-feira (8) que encerrou sua carreira em um vídeo publicado nas redes sociais.
"Gostaria de agradecer a todos", declarou Pepe em um vídeo em sua conta no Instagram, no qual cita os clubes em que jogou, a seleção de Portugal e sua família.
"Todos me deram o apoio necessário para ir com a consciência tranquila", acrescentou o ex-jogador, que deu adeus aos gramados após participar da Eurocopa 2024 e encerrar o seu contrato com o Porto.
Nascido em Maceió, Képler Laveran Lima Ferreira chegou aos 18 anos em Portugal, onde começou sua carreira no Marítimo, da Ilha da Madeira.
Depois da primeira temporada no Porto (2004-2007), passou dez anos no Real Madrid (2007-2017) e conquistou três títulos do Campeonato Espanhol e três Ligas dos Campeões.
Após passar uma temporada e meia no Besiktas, da Turquia, voltou ao Porto em janeiro de 2019.
O ex-defensor é o terceiro jogador com mais partidas disputadas pela seleção de Portugal (141), atrás de Cristiano Ronaldo e João Moutinho.
"Não existem palavras suficientes para expressar o quanto você significa para mim, amigo. Ganhamos tudo o que tinha para ganhar em campo, mas a maior conquista é a amizade e o respeito que tenho por você. Você é único, meu irmão", escreveu CR7 em sua conta no Instagram.
Pela seleção portuguesa, Pepe foi campeão da Eurocopa-2016 e da Liga das Nações da Uefa em 2019.
"Agora que ele se aposentou, devemos dizer em voz alta: obrigado, Pepe", declarou a Federação Portuguesa de Futebol.
* AFP