O Brasil conquistou mais duas medalhas de bronze nos torneios de duplas do tênis de mesa dos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Neste sábado (31), as parcerias formadas por Danielle Rauen e Bruna Alexandre, e Luiz Filipe Manara e Claudio Massad garantiram lugar no pódio na França.
No primeiro desafio do dia, Danielle e Bruna foram à mesa para enfrentar as australianas Lei Lina e Yang Qian nas semifinais da classe WD20. Com parciais de 11/8, 11/9 e 12/10, elas foram superadas por 3 sets a 0.
— A gente sabia que seria um jogo difícil. Vencemos elas neste ano, mas elas colocaram uma bola a mais na mesa. Foi um jogo disputado. Foi muito no detalhe. São duas jogadoras que atacam muito, a gente fez nosso melhor. Treinamos muito para isso. Ficamos chateadas porque queríamos vencer, mas deixamos nosso melhor na mesa — afirmou Danielle Rauen ao canal Sportv.
Entre os homens, Luiz Filipe Manara e Claudio Massad caíram nas semifinais da classe MD18. Enfrentando Liu Xiaodong e Zhao Zhiquing, da China, els perderam por 3 sets a 1, com parciais de 11/5, 11/4, 9/11 e 11/8.
— O tênis de mesa é tradicional na China. É um investimento absurdo. Para eles, é uma honra jogar. Eles estão acostumados com esse clima de televisão e torcida. A gente veio pelas beiradas, tentando vencer as primeiras rodadas, mas o diferencial deles são as primeiras bolas. O saque a recepção deles foram o que fez a diferença. Conseguimos encontrar uma maneira de tentar equiparar o jogo no terceiro set. No quarto set, ficamos próximos também, mas nos principais momentos eles foram superiores. Estamos muito felizes com essa conquista. Só de estar aqui é um sonho — comentou Massad, 39 anos, que conquistou seu primeiro pódio na história dos Jogos.
Com as medalhas deste sábado, o tênis de mesa brasileiro soma três conquistas até o momento em Paris. Antes, Cátia Oliveira e Joyce Oliveira faturaram o bronze em duplas na classe WD5.