A Conferência Nacional (NFC) é a outra parte da NFL e que envia um representante ao Super Bowl. O retrospecto recente não é bom, com apenas três campeões nas últimas 10 decisões da Liga de futebol americano. Para a temporada 2024/2025, existem poucas franquias com capacidade de chegar e vencer, e o equilíbrio entre elas é o que chama a atenção.
Com início no dia 5 de setembro, a principal liga de futebol americano do mundo terá disputa acirrada nas duas conferências. Tratando especificamente da NFC, são três franquias que surgem com favoritismo a uma das vagas no Super Bowl, enquanto outras carregam o título de possíveis surpresas.
Os favoritos na Conferência Nacional (NFC)
San Francisco 49ers
Foi por pouco que os Niners não conseguiram vencer o Super Bowl na última temporada. Detalhes fizeram a diferença e a franquia da Califórnia espera conseguir arrumar esses problemas para voltar ao principal jogo. A base do time é praticamente a mesma.
O wide receiver Brandon Aiyuk ameaçou uma saída, contudo seguiu no grupo. Peças saíram, mas reposições chegaram. Após algumas temporadas chegando, a pressão pelo título cresceu, e o tempo para conquistá-lo com um elenco tão qualificado está acabando.
Detroit Lions
A principal surpresa da última temporada ficou perto de chegar ao Super Bowl. A ousadia — uma marca registrada dos Lions — custou caro e a derrota veio na decisão da NFC. Contudo, a tendência é de um time ainda forte e capaz de bater os 49ers.
Com uma das melhores linhas ofensivas da NFL e um ataque vertical, Detroit conseguiu manter seu elenco. Ainda há espaço para melhorias, mas com o que tem no momento é possível sonhar com título.
Philadelphia Eagles
A franquia que fará sua estreia na temporada jogando em São Paulo, no dia 6 de setembro, é uma das favoritas na NFC. O último ano foi de um início forte, após derrota no Super Bowl em 2023, mas depois o time se perdeu e não chegou próximo de ser aquele que quase foi campeão.
Apesar de poucas mudanças, a mentalidade deve ser a mesma. Destaque positivo para a chegada do running back Saquon Barkley para fortalecer o jogo terrestre. O ponto negativo foi a aposentadoria do center Jason Kelce, um dos melhores jogadores de linha ofensiva na última década.
Franquias que podem surpreender
A NFL gosta de apresentar surpresas, e os times da Conferência Nacional conseguiram melhorar. O Atlanta Falcons pode ser uma das surpresas, visto que já tinha um elenco bom, mas precisava de um quarterback. A chegada de Kirk Cousins pode mudar os rumos da franquia.
Na divisão Norte da NFC, os Lions são favoritos, mas duas equipes podem atrapalhar os planos de Detroit. O Green Bay Packers — adversário dos Eagles no Brasil — foi bem na última temporada e a tendência é de melhora, principalmente com a chegada de Josh Jacobs. O Chicago Bears deposita a esperança em Caleb Williams, primeira escolha do último draft, e montou um time com capacidade de surpreender, caso o quarterback cumpra com as expectativas.
Por fim, para fechar a lista de surpresas, o Los Angeles Rams tem jogadores de qualidade e são bem treinados por Sean McVay. Mesmo perdendo Aaron Donald — um dos melhores defensores da história da NFL — a equipe pode conseguir bons resultados e deve chegar bem aos playoffs.
Ouça o PrimeCast sobre a AFC
O PrimeCast — podcast de esportes americanos da Rádio Gaúcha — falou sobre todos os times da Conferência Nacional. Confira o que projetam os analistas do programa: