O tênis feminino do Brasil fez bonito nesta quarta-feira (28) no US Open, o último Grand Slam da temporada. As duplas de Bia Haddad Maia e de Luisa Stefani largaram com boas vitórias por 2 a 0, confirmando o favoritismo e avançando à segunda rodada em Nova York. Bia já havia começado com triunfo em simples na terça.
Cabeças de chave 8 em Nova York, Luisa Stefani e a holandesa Demi Schuurs entraram em quadra nos primeiros jogos do dia e não decepcionaram. Com enorme superioridade, não deram chances para as japonesas Shuko Aoyama e Eri Hozumi, avançando com 6/3 e 6/2 após 1h41 de jogo.
A dupla da brasileira começou com tudo e, após duas quebras, abriu logo 5 a 1 no primeiro set. Servindo para fechar, foram surpreendidas e as japonesas devolveram um dos breaks e ainda sacaram para encostar com 5 a 3 após salvaram dois set points. Mas não conseguiram a segunda quebra e a parcial foi de Stefani e Schuurs, por 6 a 3.
O segundo set começou parecido, com brasileira e holandesa logo emplacando 2 a 0. Mas veio a reação e igualdade por 2 a 2. Depois de perder o saque, Stefani mostrou a força da parceria. Foram quatro pontos seguidos e triunfo por 6 a 2.
— Entramos com uma mentalidade super positiva, focadas no nosso jogo principalmente. Taticamente as conhecemos super bem, treinamos juntas em Cincinnati, faz pouco tempo. Sabíamos o que fazer, era mais questão de execução. A maioria dos games foram duros, com 30 iguais, elas tiveram várias chances. Foi questão de ter paciência, ficar no jogo, continuar melhorando e criar oportunidades para fechar. Fizemos bem isso nos dois sets e nos dá outra chance de melhorar para o próximo jogo— comentou Luisa.
Logo após, foi a vez de Bia Haddad e a alemã Laura Siegemund, especialista em jogos de duplas, e com a qual forma a 12ª parceria favorita no US Open. Pela frente a francesa Varvara Gracheva e a georgiana Oksana Kalashnikova, batidas por 2 a 0, parciais de 6/3 e 6/2.
O começo de Bia e Siegemund foi animador. Depois de levarem a parcial igual até 2 a 2, conseguiram a quebra e logo abriram 4 a 2. Aproveitando novo break point, fecharam o set por 6 a 3.
As europeias não conseguiam equilibrar as ações e a dupla de Bia Haddad foi logo fazendo 3 a 1 no segundo e decisivo set, em quebra com pontos diretos. Brasileira e alemã se mantiveram firmes para fechar a boa estreia no primeiro match point, com 6 a 2 em apenas 1h07 de confronto.