O Canadá segue fazendo história na Copa América. Nesta sexta-feira (5), a equipe conquistou classificação para à semifinal da competição ao eliminar a Venezuela nos pênaltis após o empate em 1 a 1 no tempo normal. É a primeira vez que os canadenses participam do campeonato de seleções mais antigo do mundo, que está na 48ª edição e ocorre nos Estados Unidos.
O Canadá saiu na frente com gol de Shaffelburg, aos 13 minutos da etapa inicial. No primeiro tempo, foi melhor e esteve mais perto de ampliar a vantagem do que sofrer o empate no At&T Stadium, em Arlington, no Texas.
A Venezuela, contudo, conseguiu igualar o placar no segundo tempo. Aos 18 minutos, Rondón, na intermediário ofensiva, deu um "chutão", encobriu Crépeau e fez o gol mais bonito da Copa América até agora.
Nos pênaltis, classificou-se quem errou menos: Rondón, Rincón e Cádiz marcaram para a Venezuela, enquanto Herrera, Savarino e Ángel desperdiçaram. Para o Canadá, David, Bombito, Davier e Koné fizeram e Millar e Eustáquio erraram. O canadense Crépeau pegou duas cobranças.
O Canadá enfrenta a Argentina na semifinal. O jogo está marcado para terça-feira (9), às 21h, em Nova Jersey.
A outra semifinal será definida neste sábado (6). Colômbia e Paraná se enfrentam às 19h, em Glendale, e o Uruguai e Brasil jogam às 22h, em Las Vegas.
O atacante Soteldo, titular da Venezuela, agora pode voltar ao Grêmio. Contudo, ele não tem condições de ser relacionado para o jogo de domingo (7), às 16h, diante do Juventude, no Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul.