Os três gaúchos que disputam a Série D do Campeonato Brasileiro seguem na briga por uma vaga na terceira divisão de 2025. Neste domingo (21), Brasil-Pel, Avenida e Novo Hamburgo confirmaram suas classificações no Grupo A8 como, respectivamente, segundo, terceiro e quarto colocados. O líder da chave foi o Cianorte, do Paraná.
Na segunda fase da competição, o Brasil-Pel enfrenta o Água Santa, com a vantagem de jogar a partida de volta em casa. As outras duas equipes do Rio Grande do Sul farão o segundo jogo como visitantes. O Novo Hamburgo enfrenta o Maringá e o Avenida irá encarar o Inter de Limeira. A CBF tem como datas bases para os confrontos de ida os dias 27 e 28 deste mês. Os jogos de volta ocorrem em 3 ou 4 de agosto.
Dos classificados, o Novo Hamburgo foi a maior surpresa. A equipe começou a última rodada precisando vencer seu jogo e torcer por uma derrota ou empate do Concórdia. No Estádio do Vale, o time de Lucas Isotton fez o dever de casa com um gol de Thalheimer, aos 36 minutos do segundo tempo. O 1 a 0 sobre o Barra-SC garantiu a classificação, uma vez que o Concórdia perdeu por 2 a 1 para o Brasil-Pel.
Na partida no Bento Freitas, a equipe da zona sul do Estado abriu o placar aos 35 minutos de jogo, com Adriano Klein. Aos 11 da segunda etapa, Lopes ampliou a vantagem do Brasil-Pel. William Alves descontou para o Concórdia para fechar o placar em 2 a 1.
Com a vitória, o Xavante ultrapassou o Avenida na tabela. A equipe chegou à última rodada da primeira fase classificada, mas perdeu uma posição na tabela por conta da derrota por 3 a 0 para o Cascavel, no Paraná. Manoel Lemos, duas vezes, e Rodrigo Sampaio, contra, marcaram os gols da partida.
Segunda fase
Água Santa x Brasil-Pel
Novo Hamburgo x Maringá
Avenida x Inter de Limeira
- Ida: 27 ou 28/7
- Volta: 3 ou 4/8
- Os times da direita jogam a partida de volta em casa.