A seleção brasileira masculina de vôlei conquistou a segunda vitória consecutiva e reagiu na Liga das Nações e segue em busca de uma vaga na fase final da competição, considerada neste ano como preparatória para os jogos Olímpicos de Paris-2024. Nesta terça-feira (18), o time comandado por Bernardinho buscou a virada sobre a Holanda por 3 sets a 1, com parciais de 24/26, 25/23, 31/29 e 25/20, após 1h56min de partida.
O triunfo em Manila, nas Filipinas, devolveu o Brasil à briga pelas primeiras posições, agora com 19 pontos, após seis vitórias em nove jogos. A Itália aparece na liderança, com 21. As demais seleções ainda entram em quadra nesta terça, podendo alterar a posição da equipe brasileira na tabela.
A partida foi marcada por um duelo direto entre Darlan e Nimir Abdel-Aziz, maior pontuador da Liga das Nações até agora. Darlan fez sua parte, ao registrar 26 pontos, mais de um set inteiro. O holandês, contudo, fez 38 pontos e manteve sua equipe em condições de vencer a partida.
O poderio ofensivo de Nimir ficou evidente logo no primeiro set, quando contribuiu com 11 pontos. A seleção holandesa aproveitou certa hesitação do Brasil para abrir vantagem e fechar a primeira parcial.
O segundo set teve como protagonista Darlan. O oposto brasileiro marcou 10 pontos e comandou a reação da equipe de Bernardinho, que escalou o time titular também com o levantador Fernando Cachopa, os centrais Flávio e Lucão, os pontas Lucarelli e Leal e o líbero Thales. Ainda atuaram o levantador Matheus Brasília, o ponta Lukas Bergmann e o oposto Alan.
A seleção brasileira teve enormes dificuldades com as jogadas pela ponta no terceiro set e viveu muito dos ataques de Darlan e dos 10 erros de saque dos holandeses, que desperdiçaram alguns set points e permitiram a virada do Brasil em 31 a 29.
Já na quarta parcial, o time brasileiro acertou melhor o posicionamento do bloqueio e isso foi decisivo para um melhor trabalho defensivo e de contra-ataque, gerando a vitória por 25/10, a maior diferença de pontos em um set.
Além dos 26 pontos de Darlan, o Brasil marcou 23 vezes com os centrais Lucão (12) e Flávio (11). Na Holanda, o ponta Maarten van Garderen marcou 15 vezes.
A seleção brasileira volta à quadra na quinta-feira (20), às 8h (de Brasília), para enfrentar os Estados Unidos. Na sequência, os adversários serão o Canadá, na sexta (21), e a França, no domingo (23).