O Olympiakos se classificou para a final da Liga Conferência da Europa nesta quinta-feira (9), ao derrotar o Aston Villa por 2 a 0, e enfrentará a Fiorentina na final no dia 29 de maio, em Atenas.
O grande nome desta semifinal foi o marroquino Ayoub El Kaabi. Autor de um 'hat-trick' no jogo de ida, quando os gregos venceram por 4 a 2, ele voltou a brilhar e marcou os dois gols da sua equipe na partida de volta.
Os jogadores do time do Pireu, cidade próxima a Atenas, começaram de forma perfeita, abrindo o placar logo aos 10 minutos. Assim como havia acontecido na ida, os ingleses comandados pelo técnico Unai Emery dominaram em vão. Quase não criaram oportunidades claras, como num lance de Moussa Diaby, que não conseguiu aproveitar a melhor chance de sua equipe, no final do primeiro tempo, quando seu parceiro Matty Cash estava livre na frente do gol aos 41 minutos.
El Kaabi encerrou com as expectativas do time inglês aos 33 minutos da etapa final, com um chute em que a bola passou por entre as pernas do goleiro. O VAR demorou a validar o gol devido à posição duvidosa do marroquino, quase impedido. Mas a decisão favorável garantiu a equipe grega na final.
O êxito do Olympiakos é histórico, já que é a primeira vez que o clube, campeão da Grécia em 47 ocasiões, chega à final de uma competição europeia.
O único time grego que havia conseguido isso era o Panathinaikos, que perdeu a final da Copa da Europa [atual Liga dos Campeões] para o holandês Ajax, de Johan Cruijff, em 1971.
Jogando em Atenas em jogo único, o Olympiakos vai enfrentar a italiana Fiorentina, que se classificou na quarta-feira ao empatar em 1 a 1 no final da partida na visita ao Club Brugge, da Bélgica.
* AFP