O Brasil abriu sua caminhada em busca de vaga no Grupo Mundial da Copa Davis com um empate diante da Suécia pela fase qualificatória. Nesta sexta-feira (2), jogando fora de casa, em Helsingborg, Thiago Monteiro abriu vantagem de 1 a 0, enquanto os suecos empataram após virada de Elias Ymer, no jogo contra Gustavo Heide, que fechou o dia.
Neste sábado (3), a equipe brasileira tentará abrir vantagem no duelo de duplas, entre Rafael Mattos e Felipe Meligeni contra Filip Bergevi e Andre Goransson. Depois de superar a forte Dinamarca também fora de casa, os brasileiros confiam em passar pelos suecos, que disputam a Davis com atletas acima do 100º lugar no ranking mundial.
Thiago Monteiro, 119º do mundo, abriu as disputas diante de Karl Friberg (364º), e confirmou o favoritismo ao ganhar por 6/3 e 7/6 (5), em 1h50min, após salvar quatro set points na segunda parcial. Foi o 11º triunfo do brasileiro em quadras duras em 22 partidas da Davis.
No primeiro set, o tenista cearense quebrou o serviço logo na segunda parcial, não permitiu reação e avanço sem problemas para fazer 6/3. No set seguinte, fez 3 a 2 aproveitando novo break point, mas logo a seguir perdeu o serviço.
O game mais longo da partida foi o 12º, em saque de Monteiro e com 6 a 5 para Friberg. O brasileiro precisou salvar quatro set points antes de levar a decisão ao tie-break. O nervosismo foi evidente no desempate, com quebras de ambos os lados. Com 6/5, o brasileiro fechou ao aproveitar seu primeiro match point, superando o saque do sueco pela terceiro vez na parcial.
— Estou muito feliz com essa vitória. Foi um jogo bem duro, como já esperávamos. Mas Davis é isso, muita luta, muita entrega e, ao mesmo tempo também, usando a energia de todo o time que está para apoiar os jogadores— comentou Monteiro.
A vitória de Monteiro deixou Gustavo Heide, 241º do ranking, menos pressionado diante de Elias Ymer, o 160º da ATP. O paulista de 21 anos até iniciou bem o confronto, quebrando no nono game e fechando o primeiro set em 6/4. O rival despertou nas parciais seguintes, porém, e não deu mais chances para Heide, igualando a série com parciais de 6/1 e 6/3 após 1h49 de partida.
— Sair de 1 a 1 no primeiro dia é normal em Copa Davis, ainda mais com dois jogos duros. No primeiro jogo, o Thiago soube superar um momento que estava um pouco mais pressionado, em que o seu adversário subiu de nível, mas na hora que precisou foi firme. No segundo jogo, acho que o Heide jogou bem. O fato de o Ymer jogar em casa, eu sabia que em algum momento ele iria encontrar o jogo e começar a fazer o Gustavo jogar um pouco mais. O lado positivo aqui é que ainda está 1 a 1 e tem muitos jogos pela frente, foi apenas o primeiro dia. Saio satisfeito com o comprometimento dos dois jogadores — avaliou o capitão da equipe brasileira, Jaime Oncins.
No sábado, após o duelo de duplas, Monteiro encara Ymer. Caso haja empate entre as equipes, será disputada mais uma partida de simples entre Heide e Friberg.
Confira os jogos de sábado:
9h (de Brasília) -
Filip Bergevi/Andre Göransson (SUE) x Rafael Matos/Felipe Meligeni (BRA)
A seguir -
Elias Ymer (SUE) x Thiago Monteiro (BRA)
Karl Friberg (SUE) x Gustavo Heide (BRA)