A brasileira Bia Haddad Maia está nas semifinais do WTA 500 de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Nesta sexta-feira (9), a paulista derrotou a tunisiana Ons Jabeur, sexta colocada do ranking mundial, por 2 a 0 (6/3 e 6/4), em jogo que teve 1h28min de duração. Sua próxima rival sairá do confronto entre a russa Liudmila Samsonova e a romena Sorana Cîrstea.
Este foi o quarto duelo entre elas e a segunda vitória de Bia, atualmente 13ª do mundo, que dessa forma repete o resultado da temporada passada. Agora, ela soma dez vitórias contra jogadoras do Top-10.
O confronto desta sexta começou com as duas tenistas, confirmando o serviço. No quarto game, Bia Haddad Maia aproveitou a instabilidade da tunisiana e conseguiu uma quebra decisiva de saque, até fechar a parcial em 6/3, com seis erros não forçados contra 17 da adversária.
Bia manteve o ritmo e iniciou o segundo set quebrando o serviço de Jabeur, que conseguiu se recuperar e devolver o break point em 2-2. A partida seguiu equilibrada até a brasileira conseguiu outra quebra em 5-4 e ter o saque à disposição.
Após desperdiçar um match point e salvar três breaks, a brasileira conseguiu fechar o jogo em um erro da tunisiana, que ainda chegou a pedir o desafio, espécie de VAR do tênis.
— Eu me preparei muito para esse jogo. A Ons (Jabeur) é uma grande competidora. Eu tenho um grande respeito por ela, pela jogadora que é e pelo que ela representa para o tênis feminino. Tenho boas memórias de nossos últimos jogos. Queria agradecer muito o público, especialmente os brasileiros que compareceram aqui. Espero todos amanhã (semifinal) — disse Bia ainda na quadra.
E o sábado (10) será bastante movimentado para a número 1 do Brasil, que além de disputar a semifinal de simples também irá em busca de uma vaga na final de duplas. Ela e a paulista Luisa Stefani enfrentarão as norte-americanas Sofia Kenin e Bethanie Mattek-Sands.