A tenista brasileira Bia Haddad Maia voltou a cair em uma estreia nesta quinta-feira (29). A número 1 do Brasil foi derrotada pela britânica Katie Boulter, de virada, por 2 sets a 1, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/4, em 2h21min de confronto disputado nesta madrugada (horário de Brasília), no WTA 500 de San Diego, nos Estados Unidos.
Trata-se da terceira derrota consecutiva da paulista, que vinha de revezes precoces também em Doha e Dubai, competições de nível WTA 1000. Bia era a segunda cabeça de chave e candidata ao título. Ela entrou na chave diretamente nas oitavas de final e agora aumula seis vitórias e sete derrotas na temporada.
O resultado marca ainda a segunda derrota consecutiva da brasileira de virada. Em Dubai, ela chegou a levar um "pneu" da italiana Jasmine Paolini, que viria a se sagrar campeã. Seu próximo desafio será o WTA 1000 de Indian Wells, também nos Estados Unidos.
Bia entrou em quadra como favorita diante da 49ª do mundo. A cabeça de chave número dois começou bem, faturou a primeira quebra de saque do jogo em 5-3 e confirmou o primeiro set sem maiores sustos, cometendo quatro erros não forçados contra 14 e vencendo 100% dos pontos disputados com o primeiro serviço.
No entanto, Bia caiu de rendimento na segunda parcial após desperdiçar boas oportunidades para quebrar o saque da britânica. Boulter cresceu de produção, aproveitou suas chances e quebrou em 4-2, após acumular 12 pontos em sequência. Ela faturou o set, com nove winners (bolas vencedoras) contra quatro da brasileira.
No terceiro set, a tenista britânica passou a jogar de forma mais agressiva e Bia não conseguiu sustentar as disputas. Boulter deslanchou em quadra, e com quebras no terceiro e quinto games, fez 5/1 e encaminhou a vitória. Porém, ela mostrou-se insegura ao sacar para fechar a partida, permitindo uma quebra de saque e viu a brasileira encostar em 4-5. Mas a reação de Bia parou por aí e ela perdeu o set por 6-4, em jogo que teve 59 erros não forçados, sendo 38 da britânica.