As brasileiras Ana Patrícia e Duda não conseguiram sustentar o favoritismo na final do Mundial de vôlei de praia, neste domingo (15), e ficaram com o vice-campeonato, em Tlaxcala, no México. Atuais campeãs mundiais e líderes do ranking da federação internacional, as jogadoras do Brasil foram derrotadas pelas americanas Kelly Cheng e Sara Hughes por 2 sets a 0, com parciais de 21/16 e 24/22.
Ana Patrícia e Duda exibiam campanha invicta no Mundial até a disputa da decisão. Não haviam perdido um set sequer até então. E tinham pela frente a dupla número três do mundo, que eliminou na semifinal a parceria número dois do ranking. Com o triunfo na final, as americanas asseguraram a vaga nos Jogos Olímpicos de Paris-2024.
A partida começou com ritmo forte das americanas. Elas abriram 4/0 e chegaram a exibir cinco pontos de vantagem (6/1). As brasileiras reagiram e encostaram no placar: 10/8 e 11/10. Mas a dupla rival voltou a crescer em quadra, praticamente sem cometer erros, e voltaram a ampliar a distância no marcador, encaminhando o primeiro set.
O segundo foi mais equilibrado, com uma disputa ponto a ponto. Mas o time brasileiro continuava exibindo fragilidades, principalmente nos confrontos na rede. As americanas abriram vantagem, mas as brasileiras empataram em 9/9. Chegaram a virar para 10/9. Porém, não conseguiram sustentar a vantagem.
A reta final da parcial foi emocionante, com chances para ambas as duplas ampliarem vantagens no placar. As brasileiras desperdiçaram dois set points. Já as americanas foram mais eficientes quando tiveram a oportunidade de fechar e sacramentaram o título mundial e a vaga na Olimpíada de Paris-2024.
Na disputa da medalha de bronze, as americanas Kristen Nuss e Taryn Kloth derrotaram as australianas Mariafe del Solar e Taliqua Clancy por 2 a 1, parciais de 15/21, 21/19 e 15/8.
Tchecos levam título no masculino
No masculino, o título ficou com os tchecos Ondrej Perusic e David Schweiner, que venceram na final os suecos David Ahman e Jonatan Hellvig por 2 sets a 1, com parciais de 21/15, 17/21 e 15/13. Os jogadores da República Tcheca sofreram apenas uma derrota ao longo de toda a campanha no México, na fase de grupos, justamente para os brasileiros Evandro e Arthur.
O bronze foi conquistado pelos poloneses Bartosz Losiak e Michal Bryl, que superaram os americanos Trevor Crabb e Theodore Brunner por 21/17 e 21/18.