O São Paulo venceu o Flamengo por 1 a 0 e largou em vantagem na decisão da Copa do Brasil. Na tarde deste domingo (17), no Maracanã, o argentino Jonathan Calleri marcou o único gol do jogo, aos 46 minutos do primeiro tempo.
Embora o mando de campo do Flamengo e uma bela festa da torcida rubro-negra, o São Paulo se sentiu em casa no primeiro tempo e pressionou o tempo todo. Depois de três chances claras, a abertura do placar, porém, ocorreu apenas aos 46 minutos, quando Rodrigo Nestor cruzou na área, Matheus Cunha ficou indeciso na hora de sair do gol e Calleri subiu livre para mandar para as redes.
Desorganizado, o Flamengo sequer não finalizou ao gol do São Paulo 45 minutos e ainda viu o técnico Jorge Sampaoli ir para o vestiário antes mesmo do término da primeira etapa. Na segunda etapa, porém, os cariocas conseguiram reagir logo aos nove minutos.
Em jogada de Ayrton Lucas pela esquerda, Caio Paulista errou o tempo de bola e deixou Everton Ribeiro em boas condições de finalização. Porém, ele preferiu cruzar para Pedro, que ganhou no corpo e cabeceou para o gol. Quase em cima da linha, Pablo Maia salvou o que seria o empate.
O segundo tempo ainda foi mais aberto. O São Paulo teve chance de ampliar com Alisson, enquanto Gerson criou mais uma oportunidade para o Flamengo. Entretanto, nenhum deles foi efetivo. No final, apesar da pressão flamenguista, o time paulista conseguiu segurar a vitória por 1 a 0.
As equipes voltarão a se enfrentar no próximo domingo (24), às 16h, no Morumbi. Com um empate, o Tricolor conquistará o título inédito. Os cariocas, por outro lado, precisam de uma vitória por dois gols de diferença para levarem a taça pela quinta vez.
Ficha técnica
FLAMENGO (0)
Matheus Cunha; Wesley (Matheuzinho, 32'/2ºT), Fabrício Bruno, Léo Pereira, Ayrton Lucas; Erick Pulgar (Thiago Maia, 32'/2ºT), Victor Hugo (Everton Ribeiro, INT) e Gerson; Gabriel (Everton Cebolinha, 29'/2ºT), Pedro e Bruno Henrique. Técnico: Jorge Sampaoli
SÃO PAULO (1)
Rafael; Rafinha, Arboleda, Lucas Beraldo e Caio Paulista (Welington, 27'/2ºT); Pablo Maia e Alisson (Gabriel, 13'/2ºT), Wellington Rato (Juan, 28'/2ºT), Lucas Moura (Luciano, 20'/2ºT) e Rodrigo Nestor (Michel Araújo, 2ºT); Calleri. Técnico: Dorival Júnior
- GOL: Calleri (S), aos 45min do 1º tempo
- CARTÕES AMARELOS: Léo Pereira, Victor Hugo (F); Alisson (S)
- ARBITRAGEM: Anderson Daronco (RS), auxiliado por Guilherme Dias Camilo (MG) e Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE). VAR: Rafael Traci (SC)
- PÚBLICO: 67.350 (60.390 pagantes)
- RENDA: R$ 26.343.300
- LOCAL: Maracanã, no Rio de Janeiro