A jovem Coco Gauff, grande sensação do tênis norte-americano, derrotou sem dificuldades a letã Jelena Ostapenko nesta terça-feira (5). A tenista dos Estados Unidos se classificou para as semifinais do US Open pela primeira vez na carreira.
Gauff, de 19 anos, fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 6/0 e 6/2, em apenas uma hora e sete minutos na quadra central de Flushing Meadows.
A tenista já é a primeira norte-americana com menos de 20 anos de idade entre as semifinalistas do US Open desde 2001, quando Serena Williams foi campeã do torneio.
— É ótimo, estou muito feliz! No ano passado perdi nas quartas de final, então este ano queria fazer melhor. Mas o caminho ainda não acabou — disse Gauff após a vitória.
Ela tem uma grande oportunidade de conquistar seu primeiro Grand Slam, e em casa, já que fortes candidatas como Iga Swiatek, Ons Jabeur e Elena Rybakina já foram eliminadas.
Outra grande favorita é a bielorrussa Aryna Sabalenka, que será a nova número 1 do mundo no próximo ranking da WTA e vai enfrentar a chinesa Zheng Qinwen por uma vaga nas semifinais.
Criada na Flórida, Gauff sentiu menos o forte calor no estádio Arthur Ashe e se aproveitou disso para conseguir sua 16ª vitória nos últimos 17 jogos, uma sequência que garantiu seus dois primeiros títulos importantes no circuito: o WTA 500 de Washington e o WTA 1000 de Cincinnati, ambos em agosto.
— É muito difícil jogar contra ela (Ostapenko), então tentei ser agressiva sempre que pude — comentou a norte-americana.
Ostapenko, que chegava para o jogo com a confiança de ter derrotado nas oitavas de final a atual campeã, a polonesa Iga Swiatek, não conseguiu encaixar seu saque e acumulou erros não forçados (36 no total).
A adversária de Coco Gauff na semifinal sairá do confronto entre a tcheca Karolina Muchova e a romena Sorana Cirstea.