Sampaoli vai deixar o comando técnico do Flamengo, resta saber quando. Há possibilidade do chileno continuar para a sequência do Brasileirão, mas a pressão pela sua saída imediata é forte após a sequência de fracassos em 2023.
A decepção mais recente foi a perda do título da Copa do Brasil para o São Paulo. O clube carioca perdeu por 1 a 0 em casa o primeiro jogo da final, no Rio de Janeiro, e depois só empatou por 1 a 1 com o tricolor paulista no Morumbi, no domingo (24).
Pensando na troca de comando técnico do Flamengo, confira cinco nomes que podem pintar no clube em 2023:
Nomes que podem surgir no Flamengo
Tite
Grande parte da imprensa aponta que Tite é o nome da vez no Flamengo. Há consenso entre as lideranças internas do clube de que o ex-comandante da Seleção Brasileira nas últimas duas Copas do Mundo é a melhor opção para o atual momento.
O treinador está desempregado desde a saída da Seleção, após o Mundial do Catar. Ele passou quase uma temporada esperando ofertas de clubes europeus, mas nada que surgiu o agradou. Sem propostas do Velho Continente que o instigue, Tite tem tudo para retornar ao futebol brasileiro e seu nome é ventilado em Flamengo e Corinthians.
Marcelo Gallardo
O argentino está livre no mercado desde que deixou o River Plate, em dezembro de 2022, e já recusou ofertas de clubes europeus, como o Olympique de Marselha. A tendência é que não venha para o Brasil, mas seu nome é sempre visto com bons olhos por grande parte da torcida de qualquer clube, incluindo a do Flamengo.
No River, Gallardo conquistou diversos títulos importantes ao longo de oito temporadas, e seu sucesso chama a atenção.
Carlos Carvalhal
Cogitado para assumir o comando técnico do Flamengo em outras oportunidades, o português Carlos Carvalhal está livre no mercado. Ele deixou o Celta de Vigo, da Espanha, no final de 2022.
Carvalhal já passou por diversos clubes e países, como o Sporting e Braga, ambos de Portugal, Sheffield Wed., da Inglaterra, e Besiktas, da Turquia.
Maurício Barbieri
Livre no mercado desde junho de 2023, Barbieri é uma opção considerada "tampão", caso Tite, por exemplo, queira assumir o Flamengo somente em 2024. Neste ano, o treinador esteve no Vasco e deixou o time na 19ª colocação do Brasileirão.
Barbieri treinou o Flamengo em 2018 e somou apenas 18 vitórias em 37 jogos. Por conta de sua identificação, surge como uma opção, apesar de ser considerado o menos provável desta lista.
Jorge Jesus
Jorge Jesus, que venceu a Libertadores e o Brasileirão em 2019 e encantou o país com o seu modelo de jogo, atualmente está no Al Hilal, da Arábia Saudita, com Neymar, mas sem um bom retrospecto até agora. Em meio às polêmicas no atual clube, tem seu nome ventilado no Flamengo, como sempre ocorreu desde sua saída, em 2020.