João Chianca, o Chumbinho, é mais um representante brasileiro no Finals do Circuito Mundial de Surfe. A classificação veio com a queda de Yago Dora nas quartas de final da etapa de Teahupo'o, na qual ele havia dado adeus na repescagem. Filipe Toledo já estava na decisão de Lower Trestles, na Califórnia, em setembro.
Depois de ser eliminado na eliminatória pelo local Kauli Vaast, na terça-feira, Chumbinho corria o risco de queda com combinação de resultados. Uma delas era o título de Yago Dora. Mas o compatriota não se deu bem nas quartas de final.
Depois de passar bem pelas oitavas, Dora tinha o australiano Jack Robinson pela frente e não conseguiu se dar bem em Teahupo'o, na Polinésia Francesa, onde ocorrerá as disputas do surfe nos Jogos Olímpicos de 2024. Com derrota por 12.93 a 11.10, se despediu da temporada.
O confronto direto entre Gabriel Medina e o australiano John John Florence nas quartas também ajudou na classificação de Chumbinho, pois um deles não poderia ser vice do Dora. Medina passou pelo australiano, com 16.10 a 10.10, avançando às semifinais.