Quando passar o bastão ao provável futuro técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti, o interino Ramon Menezes escreverá um relatório com muitos elogios ao atacante Malcom, 26 anos. O atleta do Zenit destacou-se nos treinos em Barcelona, ganhou pontos com a comissão técnica e, diante das dores de Rodrygo, receberá uma chance entre os titulares na partida contra Senegal, nesta terça (20), no estádio José Alvalade, em Lisboa.
— Contra Guiné, ele entrou muito bem, sofreu pênalti, fez boas jogadas e nos ajudou muito. Ele tem um talento muito grande com com bola nos pés — resumiu Ramon após o treino desta segunda (19).
Apesar de ser um ponteiro, Malcom destaca-se mais pelos gols do que pelas assistências e cruzamentos. Na última temporada pelo Zenit, o atacante de 26 anos fez 23 gols em 27 jogos e foi o artilheiro isolado do Campeonato Russo. O desempenho chamou a atenção de Ramon Menezes, que, contra Guiné, lhe deu a oportunidade de estrear pela Seleção Brasileira.
— O Malcom é um grande jogador, um artilheiro, tem histórico de seleção de base e performou muito bem na última temporada no Zenit. Além disso, nos ajuda na fase defensiva, tem inteligência de jogo e se posiciona muito bem — completou o treinador.
Revelado pelo Corinthians, Malcom foi campeão brasileiro pelo clube paulista em 2015, com 18 anos. No futebol europeu, após dois anos no Bordeaux-FRA, o atacante foi comprado pelo Barcelona por 40 milhões de euros. Após um ano no Camp Nou sem se firmar no time do técnico Ernesto Valverde, o atleta foi vendido em 2019 para o Zenit, mais uma vez, por cerca de 40 milhões de euros.
Apesar de ser um dos estreantes entre os convocados para os jogos contra Guiné e Senegal, Malcom já está acostumado a vestir a amarelinha. Em 2021, o atleta participou da conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, entrando já na final contra a Alemanha. Em setembro do mesmo ano, o atacante chegou até a ser convocado pelo técnico Tite para a Seleção principal para um jogo contra o Chile, mas não foi liberado pelo Zenit.
A entrada de Malcom na vaga de Rodrygo deve ser a única mudança na equipe titular para o jogo contra Senegal. Desfalque contra Guiné, o goleiro Alisson vem evoluindo satisfatoriamente do trauma que sofreu na mão esquerda e tem chances de ser relacionado para o jogo, mas, na melhor das hipóteses, ficará no banco.
O time brasileiro terá: Ederson; Danilo, Éder Militão, Marquinhos e Ayrton Lucas; Casemiro, Joelinton e Lucas Paquetá; Malcom, Richarlison e Vinicius Junior. O jogo contra Senegal será nesta terça (20), às 16h (horário de Brasília), no Estádio José Alvalade, em Lisboa.