Após início conturbado, o Atlético-MG encaminhou sua classificação para as oitavas de finais da Copa Libertadores. Nesta terça-feira (6) à noite, o time mineiro conquistou sua terceira vitória seguida no Grupo G, desta vez superando o Alianza Lima-PER por 1 a 0, no estádio Alejandro Villanueva, no Peru. Hulk, de novo, foi o autor do gol.
Com nove pontos, o time mineiro aparece em segundo lugar, um a menos que o xará paranaense, que soma 10, e já está classificado antecipadamente ao derrotar mais cedo o Libertad-PAR por 1 a 0. Agora basta um empate na última rodada contra o Libertad, para o Atlético-MG avançar de fase na competição.
Em busca da vitória para encaminhar a sua vaga, o Atlético-MG foi a campo com uma postura ofensiva. O time comandado por Eduardo Coudet não deixou o Alianza Lima controlar a partida e teve a posse de bola boa parte da primeira etapa. Apesar do controle, o time sofreu com o atacante Hulk isolado,que quando aparecia para jogo, era parado com falta. Na defesa, o goleiro Everson pouco foi acionado.
Tentando escapar pelos lados do campo, Paulinho, artilheiro com sete gols em sete jogos, perdeu a grande chance de abrir o placar. Bruno Fuchs cruzou da direita, o camisa 10 saiu por de trás da defesa peruana, porém pegou muito embaixo da bola e isolou. Mesmo com a posse e controlando as ações da partida, o Atlético-MG não conseguiu nenhum ataque para sair com vantagem parcial na primeira etapa.
O Atlético-MG voltou dominante para o segundo tempo. Por pouco Hyoran não marca um golaço de bicicleta, tirando tinta da baliza peruana. Entretanto, não demorou muito para o trio de ataque mineiro se encontrar e abrir o placar. Em contra-ataque de almanaque, Hyoran lançou Pavón, que viu Paulinho entrando na área. O atacante recebeu e tocou para Hulk, sem marcação, empurrar para as redes, aos 16 minutos.
Depois do gol, o torcedor atleticano teve mais um motivo para sorrir. Depois de oito meses, o lateral esquerdo Guilherme Arana voltou a entrar em campo com a camisa do Atlético-MG. O lateral passou por cirurgia após romper os ligamentos do joelho esquerdo, que o tirou da Copa do Mundo do Catar.
Voltando ao jogo, por pouco o castelo de cartas do Atletico-MG caiu. Após cruzamento na área, Nathan errou o corte e acabou colocando o braço na bola, dentro da área. Pênalti marcado. Quando a bola já estava na marca da cal, pronta para ser batida, o VAR anulou o pênalti, assinalando impedimento de Barcos, na origem da jogada. Após o susto, o técnico Eduardo Coudet reforçou o sistema defensivo e segurou o resultado até o apito final.
O Atlético-MG vira a chave e volta as suas atenções ao Brasileirão, onde é o terceiro colocado. No sábado, o time mineiro encara o Red Bull Bragantino, às 18h30, no Mineirão. Pela Libertadores, o clube só volta a atuar no dia 27 deste mês, contra o Libertad, no Paraguai.
FICHA TÉCNICA
ALIANZA LIMA 0 X 1 ATLÉTICO-MG
ALIANZA LIMA - Ângelo Campos; Vilchez, Zambrano, Santiago Garcia e Lagos (Sabbag) (Lavandeira); Ballón (Concha), Jesús Castillo e Cueva; Reyna, Aldair Rodríguez (Zanelatto) e Barcos. Técnico: Guillermo Salas.
ATLÉTICO-MG - Everson; Bruno Fuchs (Saravia), Nathan Silva, Jemerson e Rubens (Guilherme Arana); Battaglia, Zaracho e Hyoran (Patrick); Pavón (Otávio), Hulk e Paulinho (Maurício Lemos). Técnico: Eduardo Coudet.
GOL - Hulk, aos 16 do 2º tempo (Atlético-MG).
CARTÕES AMARELOS - Aldair Rodríguez, Ballón, Santiago García e Zambrano (Alianza Lima); Hulk e Rubens (Atlético-MG).
ÁRBITRO - Facundo Tello (ARG).
LOCAL - Estádio Alejandro Villanueva, Lima (PER).