O paranaense Thiago Wild foi a grande surpresa desta sexta-feira (26) ao passar pelo qualifying do tradicional torneio de Roland Garros. O tenista de 23 anos obteve a vaga na chave principal ao derrotar o alemão Dominik Koepfer , atual 102 do mundo, por 2 sets a 0, com um duplo 6/1, em apenas 54 minutos de partida.
O resultado confirma o bom começo de temporada de Wild, que é o número três do Brasil e ocupa o posto 172 no ranking mundial. Esta vai ser a segunda vez que ele compete em um Grand Slam. A sua estreia aconteceu no Aberto dos EUA de 2020. Na ocasião, ele entrou direto e acabou eliminado na primeira rodada pelo britânico Daniel Evans.
— Estou muito feliz com meu resultado e com o nível de tênis que venho apresentando. Subi meu nível com o passar dos jogos e ganhei confiança. O objetivo agora é seguir focado no torneio para continuar firme — afirmou Thiago através de sua assessoria.
Além do prestígio de estar participando da chave principal de um torneio como Roland Garros, o feito traz também um reforço financeiro, já ele embolsou uma premiação de 69 mil euros como premiação (cerca de R$ 370 mil).
Na partida em que teve um domínio absoluto, Wild cedeu apenas dois games para o seu rival, que na semana passada arrebatou o Challenger de Turim. Dominik Koepfer venceu apenas 40% dos pontos de saque e permitiu o domínio do tenista brasileiro, que anotou 16 winners e também cometeu menos erros forçados (11 a 16).
Se no primeiro set, o início foi equilibrado, com o paranaense crescendo de produção no decorrer da disputa, na segunda parcial a supremacia foi total. Wild chegou a conquistar sete games consecutivos. Sem forças para reagir à boa variação de golpes o alemão viu ruir a sua chance de da chave principal de Roland Garros.
Outro brasileiro que tentou garantir um lugar na chave principal, o paulista Felipe Meligeni acabou ficando pelo caminho. Ele enfrentou o cazaque Timofey Skatov, 147 do mundo, nesta sexta e amargou uma derrota de 2 sets a 1 com parciais de 6/3, 5/7 e 3/6, em 2 horas e 14 minutos.
Após a rodada que definiu os 16 jogadores classificados para a chave principal foi realizado um sorteio que definiu quem eles irão enfrentar na primeira rodada em Paris. E Thiago Wlid terá um duríssimo rival. Ele irá jogar contra o russo Daniil Medvedev, vice-líder do ranking mundial, que nesta temporada já ganhou cinco torneios, mas que em Roland Garros não tem um grande retrospecto. Em seis participações, ele foi eliminado quatro vezes na primeira rodada e tem as quartas de final em 2021, como seu melhor resultado no saibro francês.