A primeira semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB) foi disputada na sexta-feira (13) à noite, no ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, e o São Paulo levou a melhor sobre o Flamengo ao marcar 80 a 72 e abrir vantagem na série melhor de cinco.
O time paulista não se intimidou com o rival, dono de sete títulos do NBB e que chegou com a segunda melhor campanha do torneio (31 vitórias e 5 derrotas). Com uma marcação forte e bom aproveitamento nos arremessos (71%) conseguiu liderar o marcador na maior parte do confronto e levar uma importante vantagem para São Paulo, onde será disputado o jogo 2, na próxima segunda-feira (15).
A boa atuação coletiva da equipe comandada por Bruno Mortari foi refletida nos números. Os destaques do time do Morumbi foram o ala-armador americano Corderro Bennett (21 pontos, 5 rebotes e 4 assistências), o armador reserva Henrique Coelho (15 pontos, 4 rebotes e 1 assistência), o ala reserva Betinho (13 pontos e 1 rebote), o pivô Licas Siewert (10 pontos e 8 rebotes) e o ala Marquinhos (9 pontos, 4 rebotes e 3 assistências). Além deles, o armador Helinho, que distribuiu 9 assistências e marcou 6 pontos.
No Flamengo, o aproveitamento foi baixíssimo nos lances de quadra, apenas 33%. A equipe do técnico Gustavo de Conti viveu do ímpeto do ala-pivô Gabriel Jaú, autor de um duplo-duplo de 15 pontos e 10 rebotes. O ala argentino Luke Martínez contribuiu com 9 pontos e 8 rebotes.
A outra semifinal começará a ser disputada neste sábado (13), às 15h, entre Sesi/Franca Basquete, dono da melhor campanha (35 vitórias e 2 derrotas), e o Minas Tênis Clube. A partida será disputada em Franca.