O Luton Town subiu para a primeira divisão do Campeonato Inglês ao vencer neste sábado (27) o Conventry City nos pênaltis (6-5, após empate em 1 a 1), na final do playoff de acesso, disputada no estádio de Wembley diante de 85 mil espectadores.
A chegada à Premier League é o final feliz do conto de fadas deste modesto clube da região de Londres, que há dez anos estava na quinta divisão inglesa.
O Luton saiu da elite há 31 anos e agora terá que reformar seu velho estádio, com capacidade para 10 mil espectadores, para poder receber os grandes clubes do país.
"Foi uma linda jornada. Vamos comemorar durante todo o verão", afirmou o meia Pelly Ruddock Mpanzu, que participou dos quatro acessos do Luton.
O jogo teve um momento de tensão, quando o capitão do Luton, Tom Lockyer, desmaiou em campo no início do primeiro tempo. O jogador foi retirado do gramado e levado a um hospital, onde segundo o clube estava consciente e se comunicou com sua família.
O Luton é o último clube a garantir o acesso à Premier League, juntando-se aos dois primeiros colocados da segunda divisão, que subiram automaticamente: Burnley e Sheffield United.
* AFP