A tcheca Petra Kvitová derrotou neste sábado (1) a cazaque Elena Rybakina e se sagrou campeã do WTA 1000 de Miami. A jogadora de 33 anos fechou o jogo em 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (14) e 6/2, em 1h42min de partida
Com a vitória,Kvitová chega ao 30º título de sua carreira, superada apenas por Venus Williams, que tem 49, entre as tenistas em atividade. Foi o nono Masters vencido por ela em 13 finais disputadas.
Por sua vez, Rybakina não conseguiu se tornar a quinta jogadora a levantar no mesmo ano os troféus de Indian Wells e Miami, depois de Steffi Graf (1994, 1996), Kim Clijsters (2005), Victoria Azarenka (2016) e a atual líder do ranking da WTA, Iga Swiatek (2022). Caso conseguisse, ela ganharia o "Sunshine Double".
A cazaque, atual campeã de Wimbledon, chegava à final deste sábado com uma sequência de 13 vitórias, a melhor de sua carreira, e um total de 21 na temporada, o maior número no circuito.
Mas Elena Rybakina não resistiu à grande atuação de Petra Kvitova, impecável no saque com 79% de aproveitamento no primeiro serviço e de 75% no segundo, sem cometer uma única dupla falta.
O primeiro set foi bastante equilibrado e repleto de erros das duas tenistas. Rybakina teve de suar muito para manter seu saque no primeiro game. Daí até o nono, as jogadoras ratificaram seus serviços sem muita tranquilidade.
Kvitová conseguiu a primeira quebra e sacou com 5/4 no placar, mas Rybakina se recuperou na partida e devolveu a quebra. A decisão da parcial foi para o tie-break, que conseguiu reunir o melhor de cada atleta. As duas jogadoras tiveram oportunidades para fechar, mas o set ficou mesmo para a tcheca em 16 a 14, após um longo tiebreak de 22 minutos no primeiro set, no qual a cazaque teve cinco set points.
No segundo, Kvitová conseguiu uma quebra logo na primeira oportunidade e, depois de abrir 3-0, só administrou a vantagem para fechar a partida.
* AFP