Brasil e Inglaterra serão as seleções que disputarão a edição inédita da Finalíssima Feminina. No mesmo modelo da masculina, o duelo reúne as vencedoras de Copa América e Eurocopa. O jogo decisivo ocorre nesta quinta-feira (6), às 15h45min (de Brasília), no Estádio de Wembley, em Londres.
O torneio foi firmado em outubro do ano passado, a partir da parceria entre Uefa e Conmebol. O evento também servirá de teste para as duas equipes que estarão na Copa do Mundo Feminina em julho e agosto, na Austrália e na Nova Zelândia.
A Seleção Brasileira garantiu sua vaga com a conquista da Copa América em 2022. O oitavo título veio com uma vitória por 1 a 0 sobre a Colômbia. Debinha, em cobrança de pênalti, marcou o único gol da decisão. Já a Inglaterra assegurou a participação a partir da taça da Eurocopa. Na final, venceu a Alemanha por 2 a 1, na prorrogação.
Regulamento
A partida será disputada em duelo único. Em caso de empate no tempo normal, pênaltis para conhecer a seleção campeã.
Ingressos
Todas as entradas foram comercializadas. A capacidade do Estádio de Wembley para a partida será de 89 mil torcedores.
Retrospecto
Inglaterra e Brasil já se enfrentaram três vezes em disputas do futebol feminino. A vantagem é inglesa, somando duas vitórias.
O primeiro encontro foi em outubro de 2018, quando a Inglaterra venceu o Brasil por 1 a 0 em um amistoso em Meadow Lane, Nottingham. Em 2019, as equipes se enfrentaram duas vezes. Em fevereiro, vitória inglesa por 2 a 1 na She Believes Cup em Chester, Pensilvânia. Em outubro, em Middlesbrough, foram as brasileiras que venceram um amistoso por 2 a 1, com dois gols de Debinha.
Na história, também há o registro da partida da Seleção Brasileira em Wembley, na fase de grupos das Olimpíadas de 2012. Na ocasião, derrota para a Grã-Bretanha, por 1 a 0, diante de mais de 70 mil torcedores.