A Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) sorteou nesta sexta-feira (28) os grupos da primeira fase da Copa Libertadores da América de futsal masculino. A competição será realizada entre os dias 21 e 28 de maio, em Caracas, na Venezuela.
O Brasil será representado por duas equipes: o Cascavel-PR, que entrou como campeão do torneio em 2022; e o Joinville-SC, que no início desta temporada foi campeão da Supercopa, disputada em Maracajú-MS.
O time catarinense entra na disputa como clube vencedor de uma competição da CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) — que é quem indica o representante às disputas da Conmebol. Campeão da Liga Nacional em 2022, que é a maior competição de clubes do Brasil, o Corinthians ficou de fora, pela Liga não ser organizada pela CBFS.
Grupo A
Cascavel (Brasil), Cerro Porteño (Paraguai), Panta Walon (Peru) e Tigres (Venezuela).
Grupo B
Joinville (Brasil), Barracas Central (Argentina), Real Antioquia (Colômbia) e Fantasmas (Bolívia).
Grupo C
Centauro (Venezuela), Peñarol (Uruguai), SS Bocca (Equador) e Deportes Recoleta (Chile).
Os dois primeiros colocados de cada grupo e os dois melhores terceiros avançam para as quartas de final. A partir daí, jogos eliminatórios até o título. Em 21 edições da Libertadores de Futsal, o Brasil venceu 19 vezes, sendo sete com a ACBF (Carlos Barbosa), seis com o Jaraguá (Santa Catarina), e uma com Inter (Porto Alegre), Banespa (São Paulo), Atlântico (Erechim), Cascavel (Paraná), Magnus (Sorocaba) e Orlândia (São Paulo).