O novo Portugal do técnico Roberto Martínez caminha firme rumo à Euro-2024, depois de vencer por 6 a 0 o Luxemburgo, neste domingo, fora de casa com nova dobradinha de Cristiano Ronaldo. Em duas rodadas, foram 10 gols marcados e nenhum sofrido.
Depois dos dois gols na goleada sobre o Liechtenstein, na última quinta-feira, Ronaldo marcou mais dois em Luxemburgo (aos 9 e 31 minutos).
Os outros foram obra de João Félix (15), Bernardo Silva (18), Otávio (7) e Rafael Leão (88).
Neste grupo J, Portugal é o líder com 6 pontos, seguido da Eslováquia com 4 após vencer por 2 a 0 a Bósnia, que se mantém com três pontos, empatada com a Islândia, que atropelou o Liechtenstein (7-0).
Apesar da fragilidade do adversário, o novo técnico de Portugal, Roberto Martínez, não fez alterações no setor ofensivo em relação à equipe que goleou o Liechtenstein por 4 a 0 na quinta-feira, com Bruno Fernandes e João Palhinha no meio-campo, João Félix e Bernardo Silva do acoplamentos e Cristiano Ronaldo como o jogador mais avançado.
E a aposta do técnico espanhol voltou a se mostrar positiva, já que a seleção portuguesa encaminhou a vitória em apenas meia hora.
O capitão português mostrou que apesar dos 38 anos não perdeu o faro de artilheiro e abriu o placar aos nove minutos: cruzamento da direita de Bruno Fernandes, Nuno Mendes desviou na segunda trave de cabeça para o meio da pequena área e Ronaldo só empurrou a bola para o fundo da rede.
Quase sem tempo de reação, Luxemburgo sofreu o segundo em uma cabeçada de João Félix após um cruzamento de Bernardo Silva (15'). O meia do Manchester City marcou o terceiro, também de cabeça, depois de um cruzamento de Palhinha (18').
E CR7, em sua 198ª partida internacional, fechou o placar no primeiro tempo com outra jogada que é sua marca registrada: um passe em profundidade de Bruno Fernandes e no mano a mano Ronaldo superou o goleiro local Anthony Moris com um chute colocado (31').
- Gols de Otávio e Rafael Leão -
Ronaldo, que já detém o recorde de jogos com a camisa de Portugal e de gols em jogos por seleções (122 com a dobradinha contra o Luxemburgo), foi substituído por Gonçalo Ramos no segundo tempo, quando o jogo já tinha diminuído de intensidade e Martínez tentava dar mais fôlego à sua equipe com mudanças.
E o técnico voltou a acertar, já que o quinto gol teve como protagonsitas dois jogadores que haviam acabado de entrar em campo. Otávio desviou de cabeça para o fundo da rede um cruzamento de Rafael Leão, fazendo 5 a 0 (77').
O lateral do Milan poderia até ter aumentado, mas Moris defendeu um pênalti cobrado por Leão (85'), que segundos depois voltou a ter uma chance muito clara, mas um zagueiro tirou na linha (86').
Mas Leão encontrou uma recompensa por sua insistência e superou Moris com um chute cruzado após uma boa jogada individual (88').
* AFP