O chinês Wu Yibing, 23 anos e número 97 do ranking mundial, se tornou neste domingo (12), o primeiro tenista da China a conquistar um título da ATP ao se sagrar campeão do Aberto de Dallas, derrotando na final o americano John Isner, 39º do mundo, por 2 sets a 1, com parciais de 6/7 (4), 7/6 (3) e 7/6 (12), em 2h58min de partida.
Campeão juvenil de simples e duplas do Aberto dos Estados Unidos de 2017, Yibing tinha no currículo até então, as conquistas quatro torneios Challenger e dois Future da Federação Internacional de Tênis.
Por sua vez, Isner não aproveitou os 44 aces que conseguiu no jogo ao cometer 21 erros não forçados, que o complicaram ao longo da decisão. Esta é a maior marca de pontos de saque registrada em uma partida disputada em melhor de três sets.
Wu Yibing precisou salvar oito match points para conquistar o título inédito para seus país. Ex-líder do ranking mundial juvenil, o chinês conviveu com uma série de lesões e ficou sem competir entre março de 2019 e janeiro de 2022.
Nas duplas, o título ficou com o britânico Jamie Murray e o neozelandês Michael Venus, que venceram os americanos Nathaniel Lammons e Jackson Withrow por 1/6, 7/6 (4) e 10-7. Esta foi a primeira conquista da parceria. Agora, Murray tem 28 torneios vencidos, enquanto Venus levou 18 troféus na carreira.
* AFP