O atacante Vitor Roque, de 17 anos, está no radar de grandes clubes da Europa, como o Barcelona. A equipe da Catalunha mira no jovem do Athletico-PR para ser o sucessor de Lewandowski num futuro próximo, segundo o jornal espanhol Mundo Deportivo.
A capa do periódico trouxe o jogador vestindo a camisa do time paranaense, no qual tem contrato até 2027. Na chamada, escreveram: "Objetivo: Vitor Roque". A multa para tirá-lo do futebol brasileiro é na casa dos 100 milhões de euros (aproximadamente R$ 555,8 milhões na cotação atual).
O atleta poderá deixar o Brasil quando completar 18 anos, a partir de 28 de fevereiro de 2023, devido a idade mínima permitida pela Fifa para se transferências ao Exterior. Outras equipes sondam a joia do Furacão: PSG e Chelsea.
O Real Madrid chegou a enviar olheiros para acompanhar de perto a evolução do atacante durante a temporada de 2022, na qual o Athletico jogou, inclusive, a final da Libertadores. O clube tem 100% dos direitos do jovem.
Além da titularidade no Furacão, Vitor Roque é artilheiro da Seleção Brasileira sub-20 no Sul-Americano da categoria, com cinco gols.
O mesmo jornal vem colocando o nome do brasileiro na mira do Barcelona há alguns dias. Em 25 de janeiro, foi noticiado que o clube trabalha para contratar o jogador no verão europeu — janela de meio do ano, início de temporada do Velho Continente.
A missão de suceder um dos melhores atacante do século é de alta responsabilidade. Somente na sua primeira temporada na Catalunha, Lewandowski marcou 23 vezes em 25 jogos.