Após vencer duas partidas fora de casa, contra Cerrado e Brasília, o União Corinthians não conseguiu voltar a ganhar diante de seu torcedor. Neste domingo (12), a equipe de Santa Cruz do Sul foi superada pelo Minas Tênis Clube por 82 a 78 e sofreu a oitava derrota consecutiva no Ginásio Poliesportivo Arno Frantz.
Na classificação geral do Novo Basquete Brasil (NBB), o time dirigido por Athos Calderaro está em 14º lugar com cinco vitórias e 15 derrotas. Os 12 primeiros avançam para a fase de playoffs. Já a equipe mineira se recuperou da derrota para o Caxias Basquete e segue na quarta colocação, com 15 vitórias e 6 derrotas.
O jogo começou equilibrado, mas o Minas assumiu o controle a partir da primeira metade e encerrou os 10 minutos iniciais com oito pontos de frente (25 a 17). No segundo quarto o União Corinthians seguiu com dificuldades para infiltrar na defesa adversária e dessa forma, os mineiros chegaram ao intervalo vencendo por 11 (47 a 36).
Depois do intervalo, o Minas manteve o domínio e chegou a abrir 16 pontos (52 a 36). Aos poucos, o time da casa foi crescendo e com uma defesa mais forte acabou entusiasmando seu torcedor e reduzindo a distância para nove (63 a 54). O último período foi o melhor da partida e o União Corinthians conseguiu encostar e ficar a apenas dois pontos (63 a 61), quando ainda restavam oito minutos por jogar.
Empurrado pela torcida, o time gaúcho ficou a apenas um ponto (70 a 69), depois que o ala-pivô Federico Aguerre acertou uma bola de três. Neste momento, o cronômetro apontava 4min48seg para o final. E apesar da pressão, a equipe mineira segurou a liderança. Com apenas 15 segundos, o armador Alexey Borges sofreu e converteu apenas um lance livre, deixando o Minas em vantagem de 79 a 77. Segurando a posse de bola e aguardando as faltas que redundavam em lances livres, o Minas seguiu o caminho do apertado triunfo.
Com 20 pontos, sete rebotes e uma assistência, Aguerre foi o cestinha do time da casa e terminou a partida empatado com o pivô Alexandre Paranhos, da equipe mineira, que ainda conseguiu 11 rebotes e coroou sua atuação com um duplo-duplo.
O União Corinthians volta à quadra na quinta-feira (16), quando recebe o São José, nono colocado, em busca de sua segunda vitória em casa em toda a competição.