Aos 14 anos, Sofia Godoy, gaúcha de Campo Bom, irá viver um sonho. Às 14h desta quarta-feira (1º), ela embarcará para o Mundial de skate park, em Sharjah, nos Emirados Árabes. Essa também será a primeira vez em que ela viajará de avião para fora do Brasil. Atleta da seleção brasileira júnior, Sofia será uma das 10 meninas brasileiras que irão em busca de pontos para a disputa de uma vaga nas Olimpíadas de 2024, em Paris.
Além de Sofia, o Brasil terá os seis nomes da seleção principal (Dora Varella, Erica Leguizamon, Isadora Pacheco, Raicca Ventura, Victoria Bassi e Yndiara Asp) e um da júnior (Fernanda Tonissi). Emily Antunes e Lua Vicente completam as representantes do skate nacional.
— A minha expectativa é me divertir com as minhas amigas e (ter) a experiência de estar participando de um campeonato deste nível. O resultado vai vir de brinde. Para mim, é uma sensação inexplicável, não tenho palavras para descrever, com menos de quatro anos de skate estar participando de uma competição como essa. Andar leve, feliz, é o que eu gosto de fazer, é o que vou buscar sempre fazer em todos campeonatos — disse Sofia em contato com a reportagem de GZH antes de embarcar.
A competição é a primeira a contar pontos, que serão contabilizados até 23 de junho de 2024, para o ranking olímpico de Paris no skate park.
Ainda iniciante na vida de atleta, Sofia prefere não criar expectativas sobre estar nas Olimpíadas do ano que vem.
— Não sei se em 2024 estarei lá, mas quem sabe na próxima, vamos com calma. (Meu sonho) acho que vão ser sempre os mesmos: me tornar uma skatista profissional, participar de uma Olimpíada, continuar fazendo do skate uma profissão.
Até 2019, antes da pandemia, Sofia não praticava esportes. Somente estudava. Foi quando decidiu acompanhar o pai, Doglas Rafael Godoy, e mais um amigo para andar de skate no município de Sapiranga. Na ocasião, ela levou seu roller para dar umas voltas. Por curiosidade, acabou experimentando o skate do pai e, a partir daí, não largou mais. O aprendizado e as manhas da modalidade foram incorporados rapidamente.
Sofia começou a competir no fim de 2020, durante o circuito da Liga Nacional Amador de Bowl (LAB), em disputa com skatistas de todas as idades. No campeonato, a menina ficou em terceiro lugar na classificação geral, ficando surpresa com o resultado.