Número 1 do mundo mais jovem da história, o espanhol Carlos Alcaraz voltou às quadras na noite desta quarta (15). O campeão do Aberto dos Estados Unidos de 2022 estreou com vitória no ATP 250 de Buenos Aires após ficar três meses afastado do circuito por problemas físicos. O atual número dois do mundo será a grande estrela do Rio Open na próxima semana.
— É uma grande sensação poder vencer de novo. Foi um longo tempo fora das competições, para mim, sem partidas, apenas fazendo trabalho de reabilitação. Finalmente, obtive minha primeira vitória em 2023 — celebrou o atleta de apenas 19 anos.
Em sua estreia, no saibro de Buenos Aires, Alcaraz fez um duelo de campeões do Rio Open contra o sérvio Laslo Đere. E superou o atual 57º do ranking por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 4/6 e 6/2, em duas horas de confronto.
Nas quartas de final, o espanhol vai encarar outro tenista da Sérvia, Dušan Lajović, que veio do qualifying, e já deixou pelo caminho dois tenistas da casa, o sexto favorito Sebastián Báez e Ugo Carabelli.
— Estou muito feliz de jogar aqui. Não esperava um público tão grande, uma grande atmosfera me apoiando. Então, só posso agradecer a todos os fãs aqui, em Buenos Aires, pela recepção calorosa que recebi em minha primeira partida. E espero manter essa energia comigo ao longo do torneio — comentou Alcaraz.
O espanhol não entrava em quadra para um jogo oficial desde o início de novembro, quando sofreu seguidas lesões, uma no abdome e outra no tendão. Ele chegou a abandonar o que se tornou sua última partida da temporada, no Masters 1000 de Paris. Contra o dinamarquês Holger Rune, ele deixou a quadra no segundo set, pelas quartas de final.
Lesionado, Alcaraz acabou perdendo o ATP Finals, que encerra a temporada, e o Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam de 2023, em janeiro. O espanhol ascendeu no circuito ao longo do ano passado, principalmente após faturar o primeiro Major da carreira, no US Open. Na ocasião, garantiu o topo do ranking, sendo o mais jovem da história a ocupar tal posição.
Ele acabou deixando a liderança da lista da ATP ao fim do Aberto da Austrália. O posto é ocupado no momento pelo sérvio Novak Djokovic, campeão em Melbourne.