O futebol mundial acordou de luto neste fim de semana. Foi encontrado neste sábado (18) o corpo de Christian Atsu, astro da seleção de Gana e do clube turco Hatayaspor, e ainda com passagens por diversos clubes da Europa.
O jogador de 31 anos é mais uma vítima do terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a Turquia e parte da Síria em 6 de fevereiro, deixando mais de 40 mil mortos até o momento. A notícia foi revelada por seu empresário, Nana Sechere, em publicação nas redes sociais.
"É com o coração pesado que tenho que anunciar a todos os simpatizantes que, infelizmente, o corpo de Christian Atsu foi recuperado esta manhã. Minhas mais profundas condolências vão para sua família e entes queridos. Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos por suas orações e apoio. Peço que enquanto tomamos as providências necessárias, todos respeitem a privacidade da família durante este período tão difícil." escreveu Nana Sechere.
Nos primeiros dias de resgate, chegou a ser noticiado que Atsu havia sido resgatado com vida e que estava em um hospital recebendo tratamento. Mas seu agente desmentiu a notícia na ocasião.
O corpo do atleta estava soterrado e foi encontrado nos escombros do prédio onde morava, em Hatay. Com passagens por diversos países, como Inglaterra, Espanha, Holanda e Arábia Saudita, o ganês iniciou sua caminhada no futebol turco apenas nesta temporada, e tinha passagem para deixar o local um dia após o terremoto.
Com 65 partidas disputadas pela seleção de Gana, Atsu foi eleito o melhor jogador da Copa Africana das Nações de 2015, na Guiné Equatorial, competição na qual sua seleção perdeu da Costa do Marfim na decisão.
Assim que surgiu a confirmação de sua morte, uma comoção geral tomou contra do mundo da bola, sobretudo na Inglaterra. Muitos clubes prestaram condolências e lamentaram a morte do jogador. A Premier League, a Fifa, a página oficial da seleção de Gana e a Associação de Futebol de Gana também mandaram mensagens.
"A Associação de Futebol de Gana (AFG) recebeu a triste notícia da recuperação do corpo de Christian Atsu dos escombros após o terremoto que atingiu o sul e o centro da Turquia na segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023. Que sua alma descanse em paz!", lamentou a AFG.
"Somou 65 partidas pela seleção de Gana e ajudou o Black Stars a chegar à final da Copa Africana de Nações de 2015. Você serviu bem o nosso país e ficará para sempre em nossos corações. descanse em paz", acrescentou a seleção de Gana em nota.
Os jogos do Campeonato Inglês terão um minuto de silêncio neste fim de semana e a torcida do Newcastle iniciou bem antes do apito final da partida com o Liverpool, as homenagens a Atsu. Com bandeiras e cantoria, foram para a porta do St. James Park para relembrar seu jogador. Chelsea e Newcastle se disseram "arrasados" com a triste notícia.
"Estamos profundamente tristes com a notícia de que Christian Atsu perdeu a vida na devastação dos terremotos que atingiram a Turquia e a Síria. Nossos pensamentos e condolências estão com a família e amigos de Christian e todos os afetados por este trágico evento", postou a Premier League.
"Estamos profundamente tristes ao saber da morte de Christian Atsu. Nossos pensamentos e condolências estão com sua família, amigos e todos os afetados pelo terremoto na Turquia e na Síria", homenageou a Fifa.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros e Integração Regional de Gana já trabalha com as autoridades a Turquia para que o corpo de Christian Atsu seja levado para uma última despedida, com velório e enterro em solo ganês.
"A paz esteja com você, pessoa maravilhosa. Não há palavras para descrever nossa tristeza", enfatizou em comunicado o Hatayaspor, que trouxe muitas imagens do jogador defendendo as cores do clube. Atsu havia marcado seu último gol na equipe um dia antes do terremoto.