A cena dos Esportes Eletrônicos abre com campeonato mundial em 2023. O Six Invitational, principal competição de Rainbow Six Siege, ocorre em fevereiro, em Montreal, no Canadá. O Brasil será representado por quatro equipes: a Faze Clan e Team Liquid, times internacionais com elencos formados por brasileiros e a W7M e Los + One, equipes totalmente nacionais.
O Rainbow Six é um jogo de FPS (First Person Shooter) e de grande expressão no cenário de eSports brasileiro. Inclusive, o Brasil busca o seu segundo título de Invitational na história. Em 2021, o elenco brasileiro, que representava a Ninjas in Pyjamas (NIP), organização sueca, conquistou a competição em 2021, disputada em Paris.
Alexandre "Alezudo" Branco, caster e apresentador do Rainbow Six Brasil, avaliou momento das equipes brasileiras e falou sobre as chances das equipes de conquistar o mundial do game.
— Eu diria que Team Liquid, porque venceu a W7M na final do Brasileirão de 2022, aí colocaria a W7M, em terceiro a Los + One e eu ainda quero ver muito a Faze jogar. Eles vão passar por mudanças e no R6 isso sempre envolve série de fatores para que o time tenha sucesso e eu acredito que a gente ainda não conhece essa Faze para saber o quanto ela vai performar nesse Invitational — disse o narrador ao podcast G-Start.
A última equipe brasileira a garantir a vaga no mundial foi a Los + One. A organização, fruto da união entre a Los Grandes e a Team One, venceu o último qualificatório latino americano e garantiu a presença no mundial de R6. Para obter a classificação, a Los + One venceu a Furia, pelo placar de 2 a 1, na série melhor de três, na grande final e carimbou o passaporte para o Canadá.
— A Los + One tem um potencial muito grande, é um time muito adaptativo e que poucos conhecem lá fora. Eles podem surpreender. Sempre tem um time que surpreende nos Invitational, por que não eles? — comentou Alezudo.
O Six Invitational será disputado em Montreal, entre os dias 7 e 19 de fevereiro. Após dois anos sendo disputado sem a presença de público, por conta da pandemia da covid-19, o mundial de Rainbow Six volta à Montreal e terá 20 equipes na luta pelo principal título da modalidade de eSports. A competição fecha calendário competitivo do Rainbow Six Siege.